Os destaques fashion das Olimpíadas 2024

As Olimpíadas acabaram, mas o seu impacto permanece. Vamos conferir os momentos marcantes que merecem medalha de ouro na categoria estilo.
Compartilhe

Os Jogos Olímpicos de Paris aconteceram de 26 de julho até 11 de agosto reunindo 10,5 mil atletas de 206 países. Além de um evento esportivo, a competição é uma fonte de inspiração para a moda. Cada país encontra um canal de expressão através das roupas dos seus atletas, criando um verdadeiro desfile cultural.

Selecionamos uniformes, collabs, tendências e inovações que foram destaque nesta edição dos Jogos. Você não pode perder!

  • Olimpíadas 2024: Uniformes

Os uniformes oficiais das seleções foram um dos assuntos mais comentados das redes sociais, destacando elementos da identidade cultural de cada país. 

O traje da Mongólia foi considerado o mais bonito dos Jogos, desenhado pela grife Michael & Amazonka, é fruto de um minucioso bordado artesanal de mais de 20 horas em cada peça, incorporando o símbolo da bandeira nacional em modelagens tradicionais.

As criações do Haiti foram desenhadas por Stella Jean, com estampas belíssimas inspiradas na obra “Passage” do pintor haitiano Philippe Dodard. A marca Puma vestiu os atletas da Jamaica com tecidos tecnológicos, refletindo as cores da bandeira com estampas autorais.

O país-sede, França, apostou em um degradê abstrato de suas cores icônicas, desenvolvido pela Le Coq Sportif. A Holanda em parceria com a grife Denham inovou ao apresentar jaquetas varsity bordadas e calças jeans feitas com a tecnologia de resfriamento aerogel.

A delegação do Canadá uniu-se com o artista Mason Mashon e a marca Lululemon para criar peças em jacquard representando a aurora boreal. Os Estados Unidos homenagearam a tradicional alfaiataria americana com peças de Ralph Lauren. E a Nigéria encantou a todos com estampas inspiradas na ancestralidade africana feitas pela Actively Black.

  • Olimpíadas 2024: Tenniscore

Os Jogos Olímpicos deram um saque certeiro no #tenniscore, impulsionando a tendência que já vinha ganhando relevância pelo filme Rivais (2024). A estética que combina o charme preppy com a sofisticação do quiet luxury, é a nova sensação do momento, conquistando atletas e fashionistas.

O uniforme clássico da modalidade – blusas polo, saias plissadas, viseiras e meias brancas – durante as competições, se reinventou além do básico pelas equipes do Brasil, China, França e Estados Unidos, apostando em cores, estampas e detalhes exclusivos.

Quer saber mais sobre como arrasar na estética tenista? Inspire-se neste post exclusivo.

  • Olimpíadas 2024: Collants da Ginástica Artística 

Quatro medalhas e um show de estilo – esse é o resultado da ginástica artística brasileira nos Jogos Olímpicos. A cada movimento, as cores vibrantes, designs únicos e aplicações de brilhos dos collants realçaram ainda mais a beleza das apresentações.

O que nem todos sabem é que Jade Barbosa, além de competir na equipe, foi a responsável por desenhar os uniformes. Ela considerou seus vinte anos de experiência como ginasta para criar modelagens únicas, que priorizam o conforto, liberdade de movimentos e performance. 

Quer saber todos os detalhes sobre os collants? Acesse agora esse vídeo no meu Instagram.

  • Olimpíadas 2024: Uniforme do Skate – Criola – Adidas

Mais que uniformes, a missão de levar a nossa cultura para o pódio. A artista visual e designer de moda Criola, em parceria com a marca Adidas, desenvolveu peças que representam o valor da brasilidade e a identidade urbana do skate nas Olimpíadas.

Ela vestiu os atletas com energia das ruas, inspirando-se nos murais das grandes metrópoles para criar geometrias intuitivas que estamparam camisetas, tops, jaquetas e calças.

A artista contou em entrevista para a Vogue, que as suas criações são influenciadas por suas vivências como uma mulher preta brasileira de periferia e por meio da arte, ela busca criar uma nova realidade, mais diversa, colorida e empática. 

  • Olimpíadas 2024: Inovações Nike X Hyperice

As Olimpíadas são um evento-termômetro para testar inovações em atletas de alta performance. A Nike em conjunto com a empresa Hyperice criou uma linha de tecnologia vestível – colete e tênis – para auxiliar no preparo e recuperação das atividades.

O colete futurista possui sensores que regulam automaticamente a temperatura corporal. Ele possui refrigeradores acoplados e bolsas de ar para aquecer ou resfriar conforme necessário. A skatista Rayssa Leal compartilhou um vídeo usando o modelo logo após a prova que garantiu a sua segunda medalha olímpica.

O tênis usa compressão de ar através de bexigas para inflar e desinflar e literalmente massagear os pés e tornozelos dos usuários. Ele é alimentado por uma bateria em cada palmilha e oferece três níveis de compressão e calor. O super atleta do basquete LeBron James acompanhou a fase de desenvolvimento do produto e afirmou que ele chegou para “mudar o jogo”.

O diretor de inovação da Nike, Tobie Hatfield, destaca: “O calçado e o colete ajudam a preparar o corpo quer você esteja disputando um título ou esteja muito tempo em pé no trabalho”. Ou seja, são tendências que apontam o futuro do esporte, e também possivelmente, o da moda cotidiana.

  • Olimpíadas 2024: Óculos Tecnológicos Oakley 

Mais de 2.000 competidores usaram óculos de sol Oakley nas Olimpíadas deste ano. A empresa apresentou o lançamento QNTM Kato, projetado para ajustar-se o mais próximo possível do rosto, ampliando o campo de visão e bloqueando o desconforto da luz periférica.

Com um design inspirado em máscaras, o seu shape não é só estiloso, mas também extremamente resistente a impactos. Usado por campeões como Isaquias Queiroz e Josh Kerr, o óculos estará disponível para venda ao público ainda este ano. 

  • Olimpíadas 2024: Beleza

Moda e beleza são formas de expressão. As atletas protagonizaram momentos em que seus cabelos, unhas, maquiagens e acessórios refletiram poderosamente as suas personalidades.

Trinity Rodman brilhou com suas tranças rosas, enquanto Shamier Little ousou com um buzzcut degradê. As nail arts dominaram com cores vibrantes e desenhos únicos, como as unhas extra longas de Sha’carri Richardson e as francesinhas coloridas de Jordan Chiles. Rebeca Andrade encantou a todos com os seus delineados gráficos brilhantes e Sunisa Lee com o seu batom sempre retocado. Apostando nos acessórios, Coco Gauff e Miwa Harimoto inspiraram-se na estética #coquette com laços e presilhas delicadas.

Seja nas pistas, nas quadras, no rio ou no ar, os Jogos nos mostraram que a moda é mais que um detalhe nas competições: é um manifesto – que nos diferencia, impulsiona inovações e cria tendências. O esporte e a moda sempre estarão interligados.

Texto produzido pela Equipe Joy House

Acompanhe o Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube para ficar por dentro de tudo!

Neste texto usamos algumas palavras e termos em inglês. Que tal incluí-las no seu vocabulário, caso sejam novas para você?

Fashion = Moda

Collabs = Colaborações

Shapes = Modelagens

Activewear = Roupas para atividades esportivas

Fashionistas = Apaixonadas por moda

Nail Arts = Unhas decoradas

Buzzcut = Cabelo raspado

Referências

Imagem destaque: Rebeca Andrade (Fotografia: Lionel BONAVENTURE / AFP)

Haco – Uniformes

Vogue – Uniformes

Vogue – Uniformes Skate – Criola

Nike – Nike Hyperice

Época Negócios – Nike Hyperice

Época Negócios – Oakley

Vogue – Beleza

Dazed – Beleza

Allure – Beleza

Compartilhe