Os Jogos Olímpicos de Paris aconteceram de 26 de julho até 11 de agosto reunindo 10,5 mil atletas de 206 países. Além de um evento esportivo, a competição é uma fonte de inspiração para a moda. Cada país encontra um canal de expressão através das roupas dos seus atletas, criando um verdadeiro desfile cultural.
Selecionamos uniformes, collabs, tendências e inovações que foram destaque nesta edição dos Jogos. Você não pode perder!
- Olimpíadas 2024: Uniformes
Os uniformes oficiais das seleções foram um dos assuntos mais comentados das redes sociais, destacando elementos da identidade cultural de cada país.
O traje da Mongólia foi considerado o mais bonito dos Jogos, desenhado pela grife Michael & Amazonka, é fruto de um minucioso bordado artesanal de mais de 20 horas em cada peça, incorporando o símbolo da bandeira nacional em modelagens tradicionais.
As criações do Haiti foram desenhadas por Stella Jean, com estampas belíssimas inspiradas na obra “Passage” do pintor haitiano Philippe Dodard. A marca Puma vestiu os atletas da Jamaica com tecidos tecnológicos, refletindo as cores da bandeira com estampas autorais.
O país-sede, França, apostou em um degradê abstrato de suas cores icônicas, desenvolvido pela Le Coq Sportif. A Holanda em parceria com a grife Denham inovou ao apresentar jaquetas varsity bordadas e calças jeans feitas com a tecnologia de resfriamento aerogel.
A delegação do Canadá uniu-se com o artista Mason Mashon e a marca Lululemon para criar peças em jacquard representando a aurora boreal. Os Estados Unidos homenagearam a tradicional alfaiataria americana com peças de Ralph Lauren. E a Nigéria encantou a todos com estampas inspiradas na ancestralidade africana feitas pela Actively Black.
- Olimpíadas 2024: Tenniscore
Os Jogos Olímpicos deram um saque certeiro no #tenniscore, impulsionando a tendência que já vinha ganhando relevância pelo filme Rivais (2024). A estética que combina o charme preppy com a sofisticação do quiet luxury, é a nova sensação do momento, conquistando atletas e fashionistas.
O uniforme clássico da modalidade – blusas polo, saias plissadas, viseiras e meias brancas – durante as competições, se reinventou além do básico pelas equipes do Brasil, China, França e Estados Unidos, apostando em cores, estampas e detalhes exclusivos.
Quer saber mais sobre como arrasar na estética tenista? Inspire-se neste post exclusivo.
- Olimpíadas 2024: Collants da Ginástica Artística
Quatro medalhas e um show de estilo – esse é o resultado da ginástica artística brasileira nos Jogos Olímpicos. A cada movimento, as cores vibrantes, designs únicos e aplicações de brilhos dos collants realçaram ainda mais a beleza das apresentações.
O que nem todos sabem é que Jade Barbosa, além de competir na equipe, foi a responsável por desenhar os uniformes. Ela considerou seus vinte anos de experiência como ginasta para criar modelagens únicas, que priorizam o conforto, liberdade de movimentos e performance.
Quer saber todos os detalhes sobre os collants? Acesse agora esse vídeo no meu Instagram.
- Olimpíadas 2024: Uniforme do Skate – Criola – Adidas
Mais que uniformes, a missão de levar a nossa cultura para o pódio. A artista visual e designer de moda Criola, em parceria com a marca Adidas, desenvolveu peças que representam o valor da brasilidade e a identidade urbana do skate nas Olimpíadas.
Ela vestiu os atletas com energia das ruas, inspirando-se nos murais das grandes metrópoles para criar geometrias intuitivas que estamparam camisetas, tops, jaquetas e calças.
A artista contou em entrevista para a Vogue, que as suas criações são influenciadas por suas vivências como uma mulher preta brasileira de periferia e por meio da arte, ela busca criar uma nova realidade, mais diversa, colorida e empática.
- Olimpíadas 2024: Inovações Nike X Hyperice
As Olimpíadas são um evento-termômetro para testar inovações em atletas de alta performance. A Nike em conjunto com a empresa Hyperice criou uma linha de tecnologia vestível – colete e tênis – para auxiliar no preparo e recuperação das atividades.
O colete futurista possui sensores que regulam automaticamente a temperatura corporal. Ele possui refrigeradores acoplados e bolsas de ar para aquecer ou resfriar conforme necessário. A skatista Rayssa Leal compartilhou um vídeo usando o modelo logo após a prova que garantiu a sua segunda medalha olímpica.
O tênis usa compressão de ar através de bexigas para inflar e desinflar e literalmente massagear os pés e tornozelos dos usuários. Ele é alimentado por uma bateria em cada palmilha e oferece três níveis de compressão e calor. O super atleta do basquete LeBron James acompanhou a fase de desenvolvimento do produto e afirmou que ele chegou para “mudar o jogo”.
O diretor de inovação da Nike, Tobie Hatfield, destaca: “O calçado e o colete ajudam a preparar o corpo quer você esteja disputando um título ou esteja muito tempo em pé no trabalho”. Ou seja, são tendências que apontam o futuro do esporte, e também possivelmente, o da moda cotidiana.
- Olimpíadas 2024: Óculos Tecnológicos Oakley
Mais de 2.000 competidores usaram óculos de sol Oakley nas Olimpíadas deste ano. A empresa apresentou o lançamento QNTM Kato, projetado para ajustar-se o mais próximo possível do rosto, ampliando o campo de visão e bloqueando o desconforto da luz periférica.
Com um design inspirado em máscaras, o seu shape não é só estiloso, mas também extremamente resistente a impactos. Usado por campeões como Isaquias Queiroz e Josh Kerr, o óculos estará disponível para venda ao público ainda este ano.
- Olimpíadas 2024: Beleza
Moda e beleza são formas de expressão. As atletas protagonizaram momentos em que seus cabelos, unhas, maquiagens e acessórios refletiram poderosamente as suas personalidades.
Trinity Rodman brilhou com suas tranças rosas, enquanto Shamier Little ousou com um buzzcut degradê. As nail arts dominaram com cores vibrantes e desenhos únicos, como as unhas extra longas de Sha’carri Richardson e as francesinhas coloridas de Jordan Chiles. Rebeca Andrade encantou a todos com os seus delineados gráficos brilhantes e Sunisa Lee com o seu batom sempre retocado. Apostando nos acessórios, Coco Gauff e Miwa Harimoto inspiraram-se na estética #coquette com laços e presilhas delicadas.
Seja nas pistas, nas quadras, no rio ou no ar, os Jogos nos mostraram que a moda é mais que um detalhe nas competições: é um manifesto – que nos diferencia, impulsiona inovações e cria tendências. O esporte e a moda sempre estarão interligados.
Texto produzido pela Equipe Joy House
Acompanhe o Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube para ficar por dentro de tudo!
Neste texto usamos algumas palavras e termos em inglês. Que tal incluí-las no seu vocabulário, caso sejam novas para você?
Fashion = Moda
Collabs = Colaborações
Shapes = Modelagens
Activewear = Roupas para atividades esportivas
Fashionistas = Apaixonadas por moda
Nail Arts = Unhas decoradas
Buzzcut = Cabelo raspado
Referências
Imagem destaque: Rebeca Andrade (Fotografia: Lionel BONAVENTURE / AFP)
Vogue – Uniformes Skate – Criola