Por dentro das “Core”: as novas nomenclaturas fashion

Você já deve ter ouvido falar das “Core”. Elas são as tendências-febre da internet, que conquistam principalmente a geração Z*. Iremos falar das nomenclaturas fashion atuais, que nascem no aplicativo TikTok e são fundamentais para entender o novo comportamento da moda.

Compartilhe

Compartilhe

O TikTok, em especial a partir da pandemia, tornou-se um dos principais consolidadores de tendências virtuais. Os criadores de conteúdo #TikTokFashion (focados em moda) viralizam compartilhando vídeos com os looks de cada estética. É a forma de muitos, mostrarem o estilo que se identificam para o mundo. Outros, de surfar na onda de alguma hot trend. 

Essas subculturas são o que, no início do milênio, entendíamos como rótulos. A clássica cena da cantina do colégio e a mesa das patricinhas, esportistas, nerds e góticos. Sabemos o quanto essas definições impactaram a moda, hoje, considerá-las simples “modinhas” é reduzir suas influências. 

Muitas tendências têm em si a capacidade de permanecer durante anos e tornarem-se ícones de uma geração. Por isso, vamos entender de onde elas vêm, suas aplicações no vestuário e impactos culturais.

  • Nomenclatura fashion: Cottagecore – o romantismo da natureza

O cottagecore bombou em 2020, ano da pandemia, como uma forma de escapismo. A conexão com a natureza foi uma saída para manter o bem-estar durante os momentos de incerteza. A ideia de uma rotina mais simples, seja no campo ou na cidade, dando valor ao que é essencial. E, claro, esse movimento foi abraçado pela moda, com visual romântico. 

Vestidos bufantes são peças-chave. Acompanhado de saias, blusas, corsets e conjuntinhos. Tons pastel, estampas florais, plissados e drapeados são elementos perfeitos para compor o look da nomenclatura cottagecore. 

O cottagecore é uma estética consolidada no TikTok e seus vídeos somam mais de 11.7 bilhões de views. Os álbuns Folklore e Evermore da cantora Taylor Swift são uma das influências da cultura pop no estilo. Segundo as previsões, essa aesthetic irá continuar em alta, tanto na moda quanto na decoração de interiores.

  • Nomenclatura fashion: New Preppy – a releitura Y2K do estilo colegial

O estilo preppy e o old money foram hits das últimas temporadas, com visual arrumadinho, inspirado nos uniformes colegiais dos colégios americanos. Elas contam com uma forte tradição, com uma série de regras de etiqueta e vestimenta. Agora, essas regras foram totalmente quebradas com a nomenclatura new preppy

Os looks são um mix de preppy + Y2K (trend do retorno dos anos 2000). Camisas, coletes, gravatas e saias plissadas dão match com os comprimentos mini, croppeds, calças cargo de cintura baixa e outros itens trendy do momento. Não tem como falar de preppy e não falar de Gossip Girl. Em uma analogia, se o preppy tem como ícone Blair Waldorf, o new preppy é representado por Serena van der Woodsen. 

O new preppy aesthetic conquistou os Gen Zs e os Millennials* e conta com mais de 1.8 bilhões de acessos na plataforma TikTok. Para representar o estilo nas telinhas, além da série Gossip Girl (que teve o seu reboot recentemente lançado), temos as séries Elite e Emily in Paris.

  • Nomenclatura fashion: Night Luxe – a vida é uma festa

A nomenclatura fashion night luxe  busca celebrar cada momento, inspirada em um lifestyle que remete ao luxo e à riqueza. É um tanto quanto controversa, pela crescente ostentação da “vida perfeita” das redes sociais. Mas, faz parte de um grande mood da geração atual: virar as noites e aproveitar os dias.

Vestidos longos brilhantes, acompanhados de joias e um martini na mão: o combo night luxe perfeito. Mas a tendência não se resume a isso, ela vai da noite ao dia e da alfaiataria até o loungewear. Cetim, seda, rendas e paetês são alguns exemplos de materiais. 

A hashtag night luxe já foi assistida mais de 77.6 milhões de vezes no aplicativo de vídeos TikTok. As influências na cultura pop podem ser representadas pelo efeito glow da série Euphoria (HBO) 

  • Nomenclatura fashion: Royalcore – sentir-se parte da realeza

Seguindo a vibe de tendências luxuosas, surge o royalcore, uma interpretação moderna do estilo imperial, com muito romantismo e opulência. Pode-se afirmar que  a nomenclatura também é influenciada por um sentimento de escapismo. Querer viver uma vida de “princesa do cotidiano”, como descreve a adepta Jordan Rose. 

Vestidos com silhuetas marcadas (que remetem à época imperial), com babados, múltiplas camadas e mangas bufantes. Saias longas ou midi combinadas com corsets estruturados. Os materiais preferidos são o tule, o cetim, a seda e a renda. Para completar: luvas poderosas, tiaras delicadas e acessórios com joias e pérolas requintadas. Nos pés, sapatilhas ou sapatos robustos como botas e sapatos-boneca. 

Os figurinos de Bridgerton (série da Netflix) alavancaram a tendência. De acordo com Lyst, nas primeiras quatro semanas da estreia do programa, as buscas por espartilhos dispararam 123%, e os vestidos da linha império aumentaram 93%. Além de Bridgerton, as séries The Crown e Emma do Netflix seguem inspirando o público. Outras referências clássicas são os livros de Jane Austen e o filme Maria Antonieta (2006).

Royalcore é febre no TikTok e já ultrapassa 407.9 milhões de views. As variações do estilo têm várias nomenclaturas: princesscore, coquettecore e regencycore. 

  • Nomenclatura fashion: Weird Girl Aesthetic – o estilo que foge padrões

A weird girl aesthetic chegou para quebrar padrões. A nomenclatura maximalista foi inspirada no estilo japonês Harajuku dos anos 90 e 2000, que mistura cores, texturas e sobreposições. A regra é não ter regras, combinar itens que normalmente não combinam entre si. Curtiu todas as “Core” por aqui? Então misture todas. 

Certos questionamentos sobre inclusão surgiram sobre a estética. As combinações estranhas só são aclamadas em mulheres magras? Esse é um ponto que vale a pena refletir. Mas a essência da tendência é libertadora: você pode vestir o que quiser!

Looks cheios de informação, com influências do estilo indie e grunge. Modelagens amplas, jeans destroyed, e acessórios como meia-calça, chapéus, óculos de sol e bijoux. Outra vantagem interessante é a característica eco-responsável do visual, muitas peças são garimpadas de brechós ou feitas à mão (tricô e crochê).

Esta estética “anti-moda” está viralizando no TikTok, #WeirdGirlAesthetic tem mais de 189.2 milhões de views e segue crescendo. Fazendo sucesso também com celebridades como as irmãs Hadid e Doja Cat e as influencers Ellen Milgrau e Tiny Jewish Girl.

  • Nomenclatura fashion: Quiet Luxury – o normcore luxuoso

Em um sentido total oposto à weird girl, este visual preza pelo minimalismo. O normcore surgiu em 2014, quando o portal K-Hole apontou um público que não se identifica com looks extravagantes e quer abraçar seu estilo básico. Pessoas que não buscam se destacar na multidão, e sim, sentirem-se confortáveis e estilosas do seu jeito.

A estética abriu espaço para a nova tendência do momento: o quiet luxury. A diferença entre as duas nomenclaturas é que o quiet luxury é composto de marcas de luxo, modelagens diferenciadas e materiais premium. Um normcore elevado.

Neste visual, a cartela de cores é neutra e a alfaiataria e é o maior destaque, com acabamento refinado. Os tricôs, cashmeres, lã e suéteres são essenciais para os dias frios. Com espaço também para itens despojados como a t-shirt e os acessórios (bolsas, óculos de sol e bonés), para equilibrar a produção. Ou seja, não tem problema adicionar um toque cool para o estilo quiet.

O conforto, praticidade e sustentabilidade são super valorizados, com preferência por bolsas e calçados feitos de materiais sintéticos e bio-based. O movimento slow fashion é uma grande influência, pela atemporalidade e durabilidade dos itens.

A hashtag quiet luxury estourou no TikTok e já ultrapassa 26 bilhões de visualizações. Entre as adeptas do estilo estão: Matilda Djerf, Zoë Kravitz e Laura Jade Stone.

E voìla! Um guia de tendências completo. Por aqui, já fizemos um conteúdo super interessante sobre Barbiecore, que vai muito além da boneca Barbie e fala sobre padrões de beleza. Nos acompanhe para ficar por dentro de mais conteúdo sobre as novas trends do mundo da moda.

É normal nos sentirmos perdidos no meio de tantas aesthetics. Afinal: “Antigamente, as pessoas nasciam inseridas em comunidades e tinham que encontrar a sua individualidade. Hoje as pessoas nascem indivíduos e têm que encontrar suas comunidades.” (K-Hole).

As redes sociais e tecnologias contribuíram para que os nativos digitais nascessem nesta era da individualidade. Por isso, realmente se encaixar em um grupo – pertencer – é o real desafio da nova geração. É preciso adaptar-se. Conhecer as tendências é constantemente adaptar-se. Siga em frente, você já está fazendo a diferença no mundo.

Se esta reflexão foi válida, comente aqui, e siga nas redes sociais. Fique à vontade para compartilhar. Quem sabe uma grande mudança global pode surgir em meio à nossas conexões.

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

Referências:

*Geração Z: pessoas nascidas entre 1997 – 2012

*Millennials: pessoas nascidas entre 1981 – 1996 

Imagem destaque via @say___ur

K-HOLE. YOUTH MODE. Disponível para baixar: http://khole.net/issues/youth-mode/ Acesso em 16 nov 2022.

NYLON. Royalcore Is The Internet Aesthetic That’s All About Dressing Like A Princess. Disponível em: https://www.nylon.com/fashion/royalcore-princesscore-internet-aesthetic-fashion Acesso em 22 nov 2022.

REFINERY. How Viral TikTok Trends Changed Personal Style. Disponível em:

https://www.refinery29.com/en-us/2022/09/11055840/personal-style-core-aesthetics-tiktok Acesso em: 15 nov 2022.

REFINERY. What’s Really Behind TikTok’s “Weird Girl Aesthetic”. Disponível em:

https://www.refinery29.com/en-us/2022/06/11009959/weird-girl-aesthetic-tiktok-trend?utm_source=pinterest.com&utm_medium=pin&utm_campaign=socialflow Acesso em: 6 nov 2022.

STL. A Versão Preppy Da Moda Y2k Que Promete Bombar Em 2022. Disponível em: https://stealthelook.com.br/a-versao-preppy-da-moda-y2k-que-promete-bombar-em-2022/ Acesso em: 6 out 2022.

STL.Conheça O Quiet Luxury, A Estética Minimalista Dos Anos 90. Disponível em: https://stealthelook.com.br/conheca-o-quiet-luxury-a-estetica-minimalista-dos-anos-90/ Acesso em: 6 out 2022.

STL. Tendências Da Internet: O Que É A Weird Girl Aesthetic. Disponível em: https://stealthelook.com.br/tendencias-da-internet-o-que-e-a-weird-girl-aesthetic/ Acesso em: 6 out 2022

STL. Trend Report Cottagecore. Disponível em: https://stealthelook.com.br/trend-report-cottagecore/ Acesso em: 10 nov 2022.

STL. Tudo Sobre A Estética Que Vai Bombar Nos Próximos Meses. Disponível em: https://stealthelook.com.br/night-luxe-tudo-sobre-a-estetica-que-vai-bombar-nos-proximos-meses/ Acesso em: 6 nov 2022.

TIKTOK. Disponível em: https://www.tiktok.com/ Acesso em: 6 out 2022.

WGSN. Disponível em: https://wgsn.com/ Acesso em: 6 out 2022.

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS