Estéticas do momento que você precisa conhecer

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Compartilhe

Compartilhe

Muito se fala sobre as tendências “cores”. O Barbiecore, Cottagecore, Royalcore e diversas outras nomenclaturas fashion que invadem as nossas telas com velocidade cada vez mais rápida. 

É possível acompanhar todas? Não, a quantidade de informações sobre moda, beleza, música, cinema e comportamento nas redes sociais é absurda. O sentimento que temos é um constante F.O.M.O (Fear of Missing Out), termo em inglês que tenta expressar essa angústia que é se sentir de fora. Por isso, é necessário filtrar e estar atenta a estilos realmente relevantes, que vão além de modismos passageiros. 

Através de pesquisas de desfiles de grandes marcas, looks de celebridades, imagens de street style, e principalmente, termos em alta no TikTok,  organizamos o top 5 estéticas para 2024. Leia e depois me conta nos comentários: com qual você se identifica mais?

  • Nomenclaturas Fashion 2024: Mob Wife

Termo: Mob Wife (+ 313M visualizações)

Influências: Glamour dos anos 70 e 80.

Peças-chave: Casacos de pele fake, maxi acessórios, vestidos decotados, estampas animal print. 

Inspirado nas mulheres da máfia, o visual poderoso celebra a extravagância.

A estética imortalizada em produções como “Família Soprano” (1999) e “Scarface” (1983), ressurgiu na nova produção da Netflix, “Griselda”, conquistando as gerações mais jovens.

As Mob Wives, com suas maxi joias douradas, casacos de pele fake, unhas longas vermelhas, óculos de sol enormes e cabelos volumosos, transmitem uma aura de luxo, atitude e sensualidade.

Podemos afirmar que essa tendência não se resume apenas a itens de moda, mas sim ao desejo coletivo de adotar o arquétipo da femme fatale para despertar empoderamento em quem as veste.

  • Nomenclaturas Fashion 2024: Grandpacore

Termos: Grandpacore ou Eclectic Grandpa (+ 40M visualizações)

Influências: Anos 60, 70 e 80.

Peças-chave: Cardigãs, tricôs, blazers, mocassins com meia, estampas xadrezes.

Itens que atravessam gerações e inspiram uma moda sustentável.

Todo início de ano o Pinterest lança um report com tendências fortes para apostar, e o Grandpacore foi uma delas. Em 2024 você vai querer garimpar o guarda-roupa do seu avô em busca daqueles clássicos que combinam com tudo e trazem um toque de irreverência para as produções. 

Peças exclusivas, que resistem ao teste do tempo por seu conforto, qualidade e versatilidade, podendo também atravessar as normas de gênero. A proposta é expressar-se através do seu estilo, resgatando elementos do passado e modernizá-los através das combinações.

Os brechós são espaços perfeitos para encontrar esses tesouros fashion, promovendo um consumo mais consciente.

  • Nomenclaturas Fashion 2024: Coquette

Termos: Coquette ou Coquettecore (+ 22B visualizações)

Influências: Moda vintage, inspirada no estilo rococó (século XVII).

Peças-chave: Vestidos, saias rodadas, laços, babados, rendas, estampas florais em tons pastel.

O coquette, evolução do Barbiecore, traz uma estética ultra feminina para a moda.

A palavra Coquette tem suas raízes na França do século XVII e significa: “Uma pessoa amorosa, que se apresenta como alguém atraente por meio do romantismo”, de acordo com o Dicionário de Etimologia. Ou seja, essa trend é um convite para resgatar a nostalgia e feminilidade, sem qualquer vergonha de usar “coisas de garota” (que muitos consideraram ser fúteis).

Os elementos da infância ou adolescência podem ser vistos como um refúgio para mulheres adultas, relembrando um tempo em que a moda era divertida e livre de julgamentos externos. A tendência te convida a experimentação, afinal, usar um laço no cabelo ou apostar em um terninho rosa bebê não fará de você menos madura.

  • Nomenclaturas Fashion 2024: Messy Girl

Termos: Messy Girl ou Party Girl (+ de 180M visualizações)

Influências: Anos 2010 e estética Grunge.

Peças-chave: Denim, t-shirts largas, micro shorts, metalizados, aplicações ousadas.

Mix de cores e texturas, em uma manifestação de rebeldia contra a monotonia.

A Messy Girl surge como uma resposta direta à rigidez da era Clean Girl, que dominou o ano anterior com a sua busca pela perfeição. Enquanto a Clean Girl possui uma imagem impecável, com maquiagens sutis e um visual minimalista, a Messy Girl abraça o caos e a autenticidade, através de makes impactantes, cabelos desgrenhados e looks maximalistas.

Essa tendência não se limita apenas à moda, mas também reflete uma atitude geracional de despreocupação diante das expectativas sociais e das pressões do dia a dia. Em vez de se conformar com os padrões, a Messy Girl escolhe viver de forma intensa, aproveitando cada momento e vivenciando experiências.

  • Estéticas Fashion 2024: Businesscore

Termos: Businesscore ou Office Siren (+ de 84.8M visualizações)

Influências: Minimalismo dos anos 90.

Peças-chave: Blazers, calças de alfaiataria, camisas, saia lápis, óculos de grau, kitten heels.

Os novos estilos de vida redefinem o tradicional dresscode corporativo, com elementos do estilo urbano e uma dose sutil de sensualidade. 

Estudos da Forbes apontam que a geração Z*, ao ingressar no mercado de trabalho, busca qualidade de vida acima de tudo. Horários flexíveis, modalidade remota e o desinteresse por cargos de liderança são preferências comportamentais que prometem gerar impacto na sociedade (como já está acontecendo, com empresas brasileiras testando a semana de quatro dias úteis).

Isso reflete na moda com a escolha de peças clássicas reinventadas, com silhuetas marcantes e combinações exclusivas que transitam bem em diferentes momentos do dia a dia, como o combo blazer oversized + tênis. O toque sexy (looks com a #OfficeSiren) pode estar presente em modelagens mais justas, decotes discretos e maquiagem com olhos alongados.

Ufa, são muitas informações. De onde será que tantas tendências surgem? O fato é que os seres humanos buscam por pertencimento. A matéria da revista Dazed Beauty explica: “Quando participamos de tendências, nos tornamos colaboradores da conversa e não somente observadores, o que nos faz sentir mais conectados às pessoas que pensam da mesma forma e à sociedade como um todo. A participação nos permite receber validações positivas de nossos círculos e, em casos como TikTok e Instagram, de estranhos pela internet.”

Após a pandemia, esse senso de inclusão tornou-se uma necessidade. Por isso, podemos afirmar que estar por dentro das tendências é conectar-se com comunidades, referências e oportunidades de reinventar o seu estilo. E aí, pronta pra se jogar nessas trends? 

Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!

Texto produzido pela Equipe Joy House

*Geração Z: pessoas nascidas entre 1995 – 2010.

Referências: 

Imagem destaque: Dua Lipa, Gigi Hadid, Lana del Rey, Olivia Rodrigo, Selena Gomez.

Elle Brasil

Fashion Trends

Forbes

Steal The Look

Nesse texto usamos algumas palavras e termos estrangeiros. Que tal incluí-las no seu vocabulário, caso sejam novas para você?

Trend: Tendência
Fashion: Moda
Street style: Estilo das ruas (fotografia de looks urbanos)
Femme Fatale: Mulher fatal, poderosa.
Report: Relatório

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS