Texturas da temporada: o poder do design tátil

Compartilhe

Compartilhe

O ser humano busca, cada vez mais, sentir. Sensações, experiências, toques. E quer expressar essa identidade no seu vestir. As texturas são parte deste statement. Descubra as texturas fashion do momento!

Não é de hoje que esses materiais estão em evidência, e para o ano de 2023 eles vieram com tudo! Através de uma visão-geral das passarelas, confira as principais tendências em texturas.

Já parou pra pensar qual a importância do design tátil para a moda? A escolha dos tecidos e aviamentos é fundamental para a peça abraçar perfeitamente o corpo e comunicar o seu estilo. Por exemplo, um material com uma textura rústica, em geral, é usado para criar um visual mais casual, enquanto um tecido com uma textura delicada se associa a uma estética mais elegante. 

O design tátil traz esse aspecto sensorial às peças de roupa, no entanto, é necessário analisar cada material e suas particularidades. Vamos juntos conhecer os protagonistas da temporada?

 

  • Texturas da temporada: Rendas

(Dior, Dolce & Gabbana, I am Gia, Balmain)

Renda-se às rendas. O material, em sua criação, era de uso restrito do clero e da nobreza. A partir do século XVIII, com a invenção da renda feita à máquina, sua produção tornou-se mais simples e foi, gradualmente, se popularizando. A renda, ainda hoje, possui essa associação à sofisticação e é utilizada em produções mais românticas, ou em um mix de estilos com o moderno e o sexy. As rendas se diferenciam entre si, pelos materiais em sua composição, técnicas, transparências e desenhos gráficos. 

 

  • Texturas da temporada: Denim

(Dolce & Gabbana, Blumarine, Free People, Louis Shengtao Chen)

O denim, ou jeans, é o tecido mais democrático de todos. Inicialmente, foi criado para ser um uniforme de trabalhadores, por sua resistência e durabilidade. Mas, na década de 60, foi totalmente renovado para uma versão mais leve, confortável e comercial. Do estilo casual ao high fashion, ele tornou-se essencial no guarda-roupa da mulher contemporânea. A composição do material, tonalidade, lavagem e modelagem podem variar, mas a verdade é que ele tornou-se atemporal.

 

  • Texturas da temporada: Franjas

(Cult Gaia, Johanna Ortiz, Kea Collection, Anna October, Cholla)

As franjas não são sinônimo de estilo country, viu? Apesar de remeter ao figurino dos filmes de velho-oeste, o material, com o passar dos anos, integrou-se em diferentes culturas e novas influências. Elas chegaram com um olhar mais leve, delicado e fluido para a nova estação, remetendo ao estilo chic dos anos 20 e ao hippie dos anos 60. Modelagens como vestidos, saias e kimonos são as preferidas.

 

  • Texturas da temporada: Knit

(Aeron, Roxi, House of Dagmar, Hyke, Cult Gaia)

O knit é um conjunto de técnicas de malha texturizada (tricôs, crochês, canelados) que, há alguns anos, integravam exclusivamente as coleções de Outono Inverno, em suéteres, cardigans e blusas de frio. A moda mudou e os Summer Knits viraram febre – principalmente em vestidos longos que desenham o corpo –  e tornaram o material um must-have para todas as estações.

 

  • Texturas da temporada: Plumas

(LaPointe, Bottega Veneta, LaPointe, David Koma)

As plumas voltaram! Em uma expressão do maximalismo, que ao contrário do movimento minimalista, aposta no “mais é mais”: silhuetas complexas, cores vibrantes e detalhes que chamam atenção. Presentes em detalhes, como punhos e barras, elas adicionam glamour para qualquer produção. Let’s party!

 

  • Texturas da temporada: Paetê

(Moda Operanti, Showpo, Dolce & Gabbana, Stella McCartney, Cong Tri)

Ainda na vibe maximalista, não poderíamos deixar de fora os paetês. Lantejoulas, brilhos e metalizados estão super em alta, convidando a celebrar cada momento. A ideia de que os paetês devem ser somente utilizados na vida noturna é démodé, o material se destaca em dias iluminados e combina com personalidades poderosas. Não guarde aquela roupa para ocasiões especiais!

Neste post especial, evidenciamos as texturas fashion da temporada, qual é a sua favorita? Explore cores, materiais e mix de texturas. A maior vantagem da moda é a sua liberdade de criar.

Quer saber as melhores trends do momento e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!

 

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

 

Nesse texto usamos algumas palavras e termos estrangeiros. Que tal incluí-las no seu vocabulário, caso sejam novas para você?

Statement (inglês) = look-manifesto, que chama atenção e comunica algo

High fashion (inglês)  = alta moda

Let’s party (inglês) = vamos festejar!

Démodé (francês) = fora de moda, ultrapassado

 

Referências:

Imagem destaque via Magda Butrym, Anna October e Baldwin.

FASHION BUBBLES https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/a-historia-da-renda/

SALÃO VIRTUAL https://salaovirtual.org/a-evolucao-das-franjas-na-historia-da-moda/

SCHUTZ https://www.schutz.com.br/getinside/mundo-da-moda/tudo-sobre-a-historia-do-jeans

 

Veja mais posts:

Moda Sustentável

Brechós: de onde vieram e para onde vão

Compartilhe

Você tem o hábito de comprar em brechós? Pois saiba que esta é uma tendência forte de comportamento, não apenas pela possibilidade de encontrar peças raras a preços acessíveis, como também por incentivar o consumo consciente na moda.

Tendências

Top 10 tendências vistas no MET Gala

Compartilhe

O Met Gala é a noite mais fashion do ano. No dia 06/05, as celebridades se reuniram em Nova York para uma grande festa beneficente, que apoia a preservação do Costume Institute, a ala de figurinos do Metropolitan Museum of Art.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

plugins premium WordPress