Tendências de Calçados que vão viralizar em 2023

Foto via Sophia Webster

Compartilhe

Compartilhe

Vamos falar sobre um mercado que cresceu quase 10% no último ano e tem sido um dos maiores objetos de desejo no período pós pandemia. Afinal, são itens que transformam produções e transmitem muito do estilo único de cada mulher: estamos falando sobre os calçados. Vamos ir fundo nas tendências de marcas trendsetters e também, pensar como elas irão ser refletidas nas ruas.

A moda mudou muito nos últimos anos, e algumas das maiores heranças do lockdown são a busca pelo conforto e bem-estar. Todas as estéticas, tanto minimalistas quanto as maximalistas, estão aparecendo com uma preocupação anatômica, com materiais que abraçam o pé e apelo sustentável. Isso é uma tendência crescente e tende a não abandonar a moda tão cedo.

O período que passamos em casa, com grande incerteza sobre o futuro, parece finalmente estar se tornando coisa do passado. O mercado está reagindo e com isso, essa sensação de esperança reflete-se na passarela. Com as grandes alturas das plataformas, o brilho intenso dos materiais e formatos robustos.

Então, prepare-se que vem muita inspiração de moda por aí! Selecionamos seis tendências essenciais do mercado de calçados que irão bombar em 2023.

A maior de todas as tendências, que já pode ser observada nas ruas, é a jewellerification. Ou seja, a definição de sapatos joias. Materiais metalizados e holográficos, cristais e aplicações, foram quase unanimidade nas passarelas. Isso é reflexo desta sensação #LetsParty, que não se restringe a sapatos de festa e sim, traz essa exuberância para o dia a dia. Aposte em shapes ousados, com alto brilho e ornamentos. Nesta temporada, os sapatos chegaram para ser os protagonistas dos looks.

O visual New Moto já estava presente no street style desde o início da década de 2010, porém o maior boom para o estilo realmente gerar identificação com o público atual, foi o lançamento do novo álbum da cantora espanhola Rosalía, o Motomami. Se há alguns anos, as botas motorcycle eram robustas e pesadas, nas últimas semanas de moda, elas aparecem reinventadas de infinitas formas (bico fino, solado diferenciado, salto fino, cano alto…) e com referências do estilo traduzidas em tênis, sandálias, gladiadoras (com fivelas marcantes, rebites, spikes e outros metais).

O artesanal virou luxo, e a história de como o produto foi feito é o mais importante. Ou seja, materiais de origem ética e sustentáveis são extremamente valorizados. Como é o caso da marca nigeriana Shekudo, que utiliza matérias-primas reutilizadas e fortalece a economia local. Em geral, o design desta tendência é criativo, minimalista, com cores clássicas e acabamento refinado – uma verdadeira elegância natural. Invista nas cordas (com tramas abertas e tingimentos naturais), nos couros e alternativas (com texturas e padrões feitos com corte a laser) e na madeira de origem responsável e rattan (adaptadas para criar novas formas). O artesanal e a tecnologia caminhando para um design inovador.

Os acolchoados viraram febre no vestuário, a partir de 2020, influenciados pelo cuidado com o bem-estar e por toda a sensação de aconchego que eles promovem. Esse volume está chegando também aos calçados, com design anatômico, moderno e confortável. A preocupação com materiais sustentáveis é super importante nessa trend, como visto na marca dinamarquesa Ganni, que lançou modelos feitos com VEGEA, um subproduto à base de plantas da indústria alimentícia. A aposta é que essa estética evolua ainda mais, com construções minimalistas, cores neutras e materiais macios que transmitam um efeito visual e físico de conforto.

A altura das plataformas é, talvez, o motivo de elas estarem no topo das pesquisas de tendências nos últimos anos. Robustas, pesadas e imponentes, esses sapatos garantem uma sensação de poder para quem os usa e maior segurança no caminhar. As sandálias meia pata estilo Versace – que ficaram tão famosas recentemente – agora dão lugar às Mary Janes, saltos anabelados e claro, as flatforms – que são as versões mais baixas, perfeitas para o dia a dia.

Sim, o retorno das sandálias gladiadoras é real. Mas a boa notícia é que essa tendência surgiu reinventada e já foi traduzida em outros shapes que valorizam o comprimento das pernas. Como por exemplo, as amarrações, que vieram fortíssimas em diversos desfiles, com design atual, versões sem salto e tiras maleáveis e práticas – priorizando o conforto. O formato “gladiadora” está dominando as pernas das modelos nas passarelas e a tendência é subir o comprimento das botas até o máximo. As botas over the knee estão de volta e surgiram em um shape super justo, chamadas de pantaboots ou second skin boots (e já se tornaram as queridinhas da Kim Kardashian).

A moda é sempre surpreendente. E é importante parar para pensar como tudo mudou durante a pandemia. As tendências, que já estavam antecipadas há anos, precisaram se renovar completamente.

Então reinvente-se também e busque sempre entender o porquê de cada tendência e como encaixar determinada estética no seu estilo pessoal.

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

 

Referências:

Imagem destacada via @sophiawebster

ABICALÇADOS. Relatório aponta que setor calçadista cresceu 9,8% em 2021. Disponível em:https://www.abicalcados.com.br/noticia/relatorio-aponta-que-setor-calcadista-cresceu-9-8-em-2021 Acesso 11 ago 2022.

VOGUE. The Standout Accessories of SS22, According to the World’s Top Buyers. Disponível em: https://www.vogue.com/article/spring-summer-accessories-from-top-buyers

Acesso 15 ago 2022.

VOGUE UK. Shop the 8 Spring/Summer 2022 Shoe Trends to Know Now. Disponível em: https://www.vogue.co.uk/fashion/gallery/shoe-trends-autumn-winter-2022 Acesso 10 jul 2022

WGSN. Análise das coleções Pré- verão 23: feminino – Calçados . Disponível em: https://www.wgsn.com/pt Acesso 20 jul 2022

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS