Sustentabilidade e tecnologia em Calçados revolucionários

Olhar para o futuro é sempre um desafio. Através de inovações no presente, conseguimos ter um parâmetro do que move o consumidor. Unir sustentabilidade e tecnologia nos materiais, dentro do mundo da moda, é uma forte tendência da geração.

Compartilhe

Compartilhe

A tecnologia é a ciência que mudou o mundo. Ela constantemente se reinventa e nos surpreende. Aliada à sustentabilidade, faz o que parecia impossível acontecer, como por exemplo, um material semelhante ao couro feito de vegetais.

O futurista americano Kevin Kelly define um termo interessante chamado protopia como: “Um estado melhor do que o qual nos encontramos hoje e ontem, apesar de ele poder ser somente um pouco melhor.”, ou seja, um futuro mais realista que a utopia e mais motivador que a distopia. 

Pensando na sustentabilidade, é importante reconhecer que estamos em um ciclo destrutivo. O que podemos idealizar, daqui para frente, são ações regenerativas e inovadoras para tentar evoluir. E é esse convite que queremos fazer para vocês agora: vamos conhecer projetos revolucionários para o futuro, que já estão fazendo a diferença no presente? 

  • Sustentabilidade e tecnologia nos calçados: Eco sneakers 

Os tênis eco já estão conquistando espaço no mercado há alguns anos. Mas, três fatores mostram que agora é o momento perfeito para investir neles. 

O primeiro é o design: eles deixam de ser somente um tênis com shape básico. Agora possuem identidade fashion, com cores vibrantes e texturas autorais. O segundo fator é que o mercado está bem mais aberto para falar de sustentabilidade. Processos transparentes, éticos e sustentáveis nas empresas são valorizados pelos consumidores. O terceiro e mais importante, são as tecnologias super inovadoras dos modelos.

O tênis da By Far possui solado de borracha biodegradável,  com forro 100% poliéster reciclado e cadarços em poli-algodão reciclado. Os tênis da marca Ash são feitos com couro reciclado. O Open for a Change da Valentino é produzido com materiais parcialmente biossônicos e reciclados. A collab Veja  x Mansur Gavriel adiciona cor ao modelo clássico, com solas feitas de borracha reciclada e materiais orgânicos, como resíduos de arroz. A Adidas criou um tênis de corrida 100% reciclável que pode ser refeito, mantendo os padrões de desempenho todas as vezes e sem desperdício.

  • Sustentabilidade e tecnologia nos calçados: Design modular

Você já ouviu falar de design modular? São shapes inovadores e hiper funcionais, que solucionam problemas, com elementos de design removíveis e destacáveis. Ergonômicos e ultra confortáveis, muitas marcas estão colaborando com especialistas em ortopedia e fisioterapeutas para promover maior bem-estar ao usuário. 

O VP da Nike, Darryl Matthews, afirma: “Nossa esperança é que essas ideias e estéticas se normalizem, acelerando nossa capacidade de imaginar como os sapatos continuarão a evoluir no futuro”. Essas propostas, além de praticidade, buscam também inclusão: o modelo FlyEase Hands-Free da Nike traz acessibilidade para pessoas com deficiência, pois pode ser calçado e descalçado sem usar as mãos. 

O Nike GO FlyEase é um sapato mãos-livres com uma dobradiça bi-estável que permite que o sapato seja totalmente aberto e totalmente fechado, com parte superior moldada e impressa em 3D. A Norda criou o primeiro tênis de corrida de trilha sem emendas, feito com Dyneema®, o fio bio-based mais forte e leve do mundo. O Nike ISPA Link Axis é um tênis totalmente desmontável e reciclável. A Vivobarefoot projeta seus calçados, cientificamente, através do desenho natural do pé.

  • Sustentabilidade e tecnologia nos calçados: Bio fabrics

Os bio-based fabrics são alternativas naturais para o couro e sintéticos, que possuem propriedades únicas. Designs de longa duração, multifuncionais e confortáveis, eles já estão sendo produzidos e estão reinventando o mercado. Trabalhando em conjunto com a natureza, em vez de somente retirar recursos dela. 

A marca Alohas produz calçados veganos, com duas opções sustentáveis à base de plantas: cacto e milho. Yeezy lançou um tênis feito de espuma sustentável de algas. A Polybion usa os resíduos de frutas agroindustriais do México para cultivar nanocelulose e produzir calçados. O Project Root apresenta tênis feitos a partir do excedente da indústria alimentícia, como os cogumelos. A Ganni lançou o couro alternativo Vegea, feito a partir de sobras de peles de uva, óleos vegetais e fibras naturais da agricultura. 

  • Sustentabilidade e tecnologia nos calçados: Futuristic lights

Os visuais da tendência iridescência digital trazem uma sensação de escapismo do mundo real e se relacionam diretamente com o interesse pelo multiverso. Texturas fluidas, brilhantes e iridescentes aparecem nos materiais, que podem gerar eletricidade através de materiais piezoelétricos na sola. Usar materiais PET reciclados para criar acabamentos perolados ou até incorporar iluminação de última geração para visibilidade noturna. 

O Nike x Lifescaped é feito com a chamada “tecnologia borboleta”, que é dióxido de silício transparente, que reflete certos comprimentos de onda de luz, produzindo diferentes cores iridescentes sem a necessidade de corantes e pigmentos.

  • Sustentabilidade e tecnologia nos calçados: Impressão 3D

A impressão 3D talvez seja uma das maiores inovações em design de produto dos últimos tempos. Os calçados impressos podem ser completamente personalizados para cada pé e produzidos com materiais únicos, promovendo infinitas possibilidades de funcionalidades e estéticas.

Os analistas de pesquisa SmarTech, preveem que os calçados impressos em 3D se tornarão uma indústria de US$ 6,3 bilhões na próxima década, e ainda afirma que os Calçados serão o maior segmento de consumo de impressão 3D até 2029. O que é incrível devido à rapidez e praticidade em que eles podem ser produzidos e como a criatividade pode ser a maior aliada para criar revoluções no mercado.

O Slide de recuperação pós competição da ASICS é feito de um material impresso 3D respirável e flexível, que se adapta individualmente ao contorno do pé. O tênis da Heron Preston não possui costuras ou cola, podendo ser totalmente reciclável. As chuteiras da Imotana são criadas usando uma tecnologia inovadora de digitalização 3D.

Essas inspirações nos mostram que é possível sonhar com um futuro mais otimista, com um design que valorize a criatividade e utilize a sua maior ferramenta – que é a tecnologia – para criar visuais que respeitem a sustentabilidade e sejam realmente inovadores.

Se esta reflexão foi válida, comente aqui, e nos siga nas redes sociais. Áh, e fique à vontade para compartilhar. Quem sabe uma grande mudança global pode surgir em meio à nossas conexões.

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

Referências:

Imagem destacada via @yeezymafia

Nike. This is Nike GO FlyEase. Disponível em: https://about.nike.com/en/newsroom/releases/nike-go-flyease-hands-free-shoe Acesso 10 ago 2022.

Nike. Why Nike Is Making Shoes You Can Take Apart. Disponível em: https://about.nike.com/en/stories/ispa-link-link-axis Acesso 10 ago 2022 Acesso 10 ago 2022.

Norda Run. Performance and Sustainability should always run together. Disponível em:https://nordarun.com/blogs/stories/performance-and-sustainability-should-always-run-together Acesso 11 ago 2022.

O Futuro das Coisas. Manifesto Protopia Futures é um convite a uma revisão de nossos vieses sobre o futuro. Disponível em: https://ofuturodascoisas.com/manifesto-protopia-futures-um-convite-a-uma-revisao/ Acesso 15 ago 2022.

Polybion. Performance meets possibility. Disponível em: https://www.polybion.bio/ Acesso em 11 ago 2022.

Stylo Urbano. Calçados impressos em 3D serão uma indústria de US$63 bilhões em uma década. Disponível em: https://www.stylourbano.com.br/calcados-impressos-em-3d-serao-uma-industria-de-us-63-bilhoes-em-uma-decada/ Acesso 18 ago 2022.

WGSN. Previsão de materiais P/V 24: Couros e alternativas – Calçados . Disponível em: https://www.wgsn.com/pt Acesso 20 jul 2022.

Veja mais posts:

Moda Sustentável

Brechós: de onde vieram e para onde vão

Compartilhe

Você tem o hábito de comprar em brechós? Pois saiba que esta é uma tendência forte de comportamento, não apenas pela possibilidade de encontrar peças raras a preços acessíveis, como também por incentivar o consumo consciente na moda.

Tendências

Top 10 tendências vistas no MET Gala

Compartilhe

O Met Gala é a noite mais fashion do ano. No dia 06/05, as celebridades se reuniram em Nova York para uma grande festa beneficente, que apoia a preservação do Costume Institute, a ala de figurinos do Metropolitan Museum of Art.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

plugins premium WordPress