O que é alfaiataria?

alfaiataria

Compartilhe

Compartilhe

Você sabe o que é alfaiataria?

Começo esse texto dizendo o que alfaiataria não é: não é um estilo, não é uma peça de roupa e nem é um tecido.

Alfaiataria é um conjunto de técnicas aplicadas nos processos de modelagem, corte, costura, acabamentos e passadoria.

A história da Alfaiataria

Alfaiataria deriva da palavra “alfaiate”, que, na idade média, era quem criava as vestes que ficavam sob as armaduras para proteger e minimizar o desconforto causado pelo peso dos metais.

Durante o período da Renascença, as roupas começaram a se aproximar do formato dos corpos e, como não havia lojas, as roupas eram todas encomendadas sob medida. 

Segundo o site Nickermann’s, que conta um pouco da história da alfaiataria, foi por volta do ano 1100 que a profissão de alfaiate se consolidou e desde então a arte foi passada de mestre para aprendizes, evoluindo técnicas e estilos até o dia de hoje.

A principais características da alfaiataria

Quando falamos de alfaiataria, logo nos vem à mente peças estruturadas, bem cortadas, alinhadas ao corpo, com caimento perfeito, tecidos finos e acabamentos impecáveis.

A roupa perfeita que transmite sofisticação e alinhamento, né?

Sim e não! A alfaiataria evoluiu muito e, hoje, além das tradicionais peças como os blazers, calças e camisas em tecido plano, a técnica é aplicada inclusive em peças de malha.

Podemos dizer que a alfaiataria se tornou um hype no guarda-roupa com modelos desconstruídos, que se propõe a vestir os mais diferentes estilos, do clássico ao moderno.

Mas quando falamos sobre uma peça com a verdadeira técnica da alfaiataria, ela conta com algumas características:

1 – Modelagem

Originalmente a alfaiataria era feita sob medida por alfaiates que modelavam a peça no corpo do cliente, com medidas precisas, visando um encaixe perfeito entre o corpo e a roupa.

A técnica evoluiu e foi industrializada para que pudesse atender à crescente demanda. Dessa forma, as medidas foram “padronizadas”, e o que antes era feito sob medida, hoje faz parte de uma tabela de medidas.

Elas são usadas em marcas com produção de larga escala, e seguem os tamanhos que conhecemos hoje, ou seja, 36, 38, 40, e assim por diante.

2 – Caimento

A modelagem impecável garante um caimento cirúrgico. E hoje, mesmo sendo produzida em série, muitas marcas conseguem manter um nível muito bom de qualidade no que diz respeito a vestibilidade.

Peças de alfaiataria respeitam a anatomia e acompanham o corpo sem prender os movimentos. Por isso, vemos mangas de blazers com duas folhas, costuras “embebidas”, recortes e vincos auxiliares.

3 – Conjunto da obra

Simetria, forração, costura invisível, aplicação de entretelas, limpeza interna e passadoria em cada parte do molde são processos fundamentais na criação de uma peça de alfaiataria. 

A alfaiataria moderna

A minha amiga e modelista, Adri Fortunato, fala que “a costureira precisa de habilidade para fazer peças em alfaiataria, pois a costura deve ser feita com o ferro de passar ao lado. Costura, passa, costura, passa.” Lindo, né?

Produzir alfaiataria é uma verdadeira obra de arte.

Hoje em dia, é muito provável que as peças que você encontre por aí não sigam todos estes requisitos. A começar pela modelagem sob medida.

Além disso, quanto maior a técnica aplicada, mais caro será o produto final.

Muito desta arte se perdeu com a produção em larga escala, mas também trouxe uma evolução interessante e democratizou esta técnica que já foi exclusiva da aristocracia masculina.

Quer saber mais sobre alfaiataria e como analisá-la? Me siga no Instagram @joyalano_ que todos os dias eu compartilho por lá conteúdo sobre moda e empreendedorismo!

Beijos,

Joy.

Veja mais posts:

Moda Sustentável

Brechós: de onde vieram e para onde vão

Compartilhe

Você tem o hábito de comprar em brechós? Pois saiba que esta é uma tendência forte de comportamento, não apenas pela possibilidade de encontrar peças raras a preços acessíveis, como também por incentivar o consumo consciente na moda.

Tendências

Top 10 tendências vistas no MET Gala

Compartilhe

O Met Gala é a noite mais fashion do ano. No dia 06/05, as celebridades se reuniram em Nova York para uma grande festa beneficente, que apoia a preservação do Costume Institute, a ala de figurinos do Metropolitan Museum of Art.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

plugins premium WordPress