O boom dos influenciadores seniors nas redes sociais

Perfis de pessoas com mais de 60 anos estão bombando nas redes, revolucionando a ideia de longevidade e combatendo o etarismo.

Compartilhe

Compartilhe

É comum acreditar que as redes sociais são direcionadas somente à geração Z (nascidos entre 1997 e 2012); no entanto, uma faixa etária até então negligenciada está conquistando milhares de seguidores e provocando discussões essenciais: os influenciadores seniors. 

Michelle Yeoh, atriz de 60 anos, ganhadora do Oscar 2023 de melhor atriz, discursou ao receber o prêmio: “Nunca deixe ninguém lhe dizer que seus melhores anos ficaram para trás”. Essa mensagem combate diretamente o problema social do etarismo, que é o preconceito baseado na idade.

Muitos diriam que o lugar de pessoas idosas não é na internet, porém essa ideia é ultrapassada. Segundo Mirian Goldenberg, colunista da Vogue Brasil, a pandemia impulsionou esse movimento: “Estava todo mundo preso em casa. Todos assustados, buscando informações, querendo saber o que estava acontecendo. Junto a isso, o desejo de conexão, de conversar e de trocar experiências”.

E foi a partir desse momento catalisador que temas como moda, beleza, lifestyle, culinária, turismo e até mesmo questões como menopausa, processo de troca de carreira, sexualidade ganharam novos porta-vozes. E é aqui, neste espaço, que vamos te mostrar 7 perfis incríveis de influenciadores seniors nacionais que você não pode deixar de seguir e acompanhar. Confira!

  • Influencers Seniors: Costanza Pascolato

@costanzapascolato2g é um verdadeiro ícone. Escritora, consultora de moda, e agora, influenciadora com mais de 797 mil seguidores. Nascida na Itália há 84 anos, foi no Brasil que fez a sua história fundando a tecelagem Santa Constancia e sendo reconhecida como papisa da moda. Sua filha Consuelo Blocker, de 57 anos, está seguindo seus passos e já acumula 580 mil seguidores.

  • Influencers Seniors: Rosa Saito

@rosa.saito começou a sua carreira de modelo aos 68 anos. E hoje, com 72, já foi rosto de campanhas internacionais e desfilou no São Paulo Fashion Week. Mãe de três filhos, viúva e ex-dona de casa, encontrou na moda e na internet a sua vocação; nas redes sociais possui 60 mil seguidores. 

  • Influencers Seniors: Vó Isaura Demari

@voizaurademari tem um estilo nada básico. Acessórios, cores, saltos e, principalmente, chapéus, são sua marca registrada. Com 82 anos, soma 220 mil seguidores no Instagram e 122 mil seguidores no TikTok. Ela afirma seu maior desejo com as redes: “Que através das minhas postagens, possa influenciar e inspirar as mulheres a mostrar sua beleza escondida”.

  • Influencers Seniors: Fernanda Britto Protocolo

@fernandabrittoprotocolo, de 62 anos, usa o repertório de sua vida para compartilhar dicas de etiqueta moderna, com linguagem despojada e muita elegância. A carioca é formada em Comunicação e dá aula em forma de vídeos para seus 950 mil seguidores no Instagram e 773K seguidores no TikTok. 

  • Influencers Seniors: Dra. Anahy D’Amico

@dranahydamico é conhecida por seus conselhos afiados durante 16 anos de participação no programa “Casos de Família”, do SBT. Psicóloga e terapeuta sexual, aos 64 anos, compartilha conteúdos no Youtube (2,2 milhões de inscritos), Instagram (1,5 milhões de seguidores) e TikTok (392 mil seguidores).

  • Influencers Seniors: Helena Schargel

“Sou uma menina de 83 que encoraja mulheres a saírem da invisibilidade” , escreve a estilista @helenaschargel, que criou e modelou uma linha de lingerie para a empresa Recco Lingerie, incentivando o empoderamento feminino na terceira idade. Com 36 mil seguidores no Instagram, também falou sobre o tema no TEDx São Paulo.

  • Influencers Seniors: Avós da Razão

O grupo de amigas Helena (94 anos), Sonia (85) e Gilda (81) reuniu-se em 2018 para criar o canal @avosdarazao que se conecta com 341 mil fãs de todas as gerações. Neste ano, lançaram, em parceria com o jornalista Ygor Kassab, o livro “Avós da Razão: Quebrando a Cristaleira” que mostra uma nova perspectiva sobre a velhice quebrando preconceitos. 

Esses perfis provam que estilo não tem limite de idade, que os mais de 32.113.490 idosos brasileiros (IBGE) podem e devem se sentir representados na moda e nas redes sociais.

A colunista da Vogue Adri Coelho Silva afirma: “O mercado publicitário ainda tem muito a visão do ‘forever young’. Com isso, ainda continuamos a ser colocadas de lado em campanhas e são poucas as marcas que querem fazer associação com pessoas dessa faixa de idade. Aos poucos isso está mudando, é verdade, graças à presença cada vez maior de mulheres 60+ nesse ambiente, ocupando os espaços, mostrando que continuamos vivendo bem, consumindo e aproveitando a vida”. 

Por isso, nunca deixe ninguém dizer que você não tem mais idade para fazer algo que sonha e junte-se a esse movimento!

Quer saber as melhores trends do momento e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!

Texto produzido pela Equipe JoyHouse

Referências:

Ilustração destaque desenvolvida por Marie Guillard para Marie Claire França

Revista Marie Clair Hors Respirations No10 Outono Inverno 2023

GAUCHA ZH

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2021/05/confira-influenciadoras-com-mais-de-60-anos-que-voce-nao-pode-deixar-de-seguir-ckoisjjw80040018meoz8zvjf.html

VAN MAGAZINE

https://www.vammagazine.com.br/post/conhe%C3%A7a-a-vov%C3%B3-izaura-demari-a-brasileira-que-virou-%C3%ADcone-fashion-pr%C3%B3ximo-aos-seus-80-anos

VOGUE NEGÓCIOS https://vogue.globo.com/vogue-negocios/noticia/2022/10/influenciadoras-50-o-boom-de-mulheres-que-ganharam-as-redes-sociais-com-relatos-da-maturidade.ghtml

O GLOBO

https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2022/06/vovos-influencers-o-sucesso-dos-idosos-nas-redes-sociais.ghtml

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS