Moda em filmes e séries: conheça a história dos estilistas

Pronta para ter verdadeiras aulas de história da moda através de filmes e séries? Então já pega a pipoca e anota essa lista.

Compartilhe

Compartilhe

Para pensar o futuro é preciso conhecer o passado. Pensando nisso, selecionamos 11 produções essenciais para gerar repertório de conteúdo para o seu provador fashion ou inspirações para suas criações.

  • Filme 01: Coco Antes de Chanel

“Coco Antes de Chanel” (2008) retrata a vida da estilista Gabrielle “Coco” Chanel desde seus dias iniciais como costureira até o seu sucesso na alta costura.

Suas criações inspiraram uma revolução na moda feminina, que abandonou os tradicionais espartilhos por roupas consideradas andróginas. Estrelado por Audrey Tautou, o filme explora as relações pessoais e profissionais de Chanel, em meio ao cenário histórico da Belle Époque e da Primeira Guerra Mundial.

  • Filme 02: House of Gucci

“House of Gucci” (2021) é um filme baseado no livro de Sara Gay Forden, que relata a história do assassinato de Maurizio Gucci por sua ex-mulher, Patrizia Reggiani, em 1991.

Estrelado por grandes nomes como Adam Driver, Lady Gaga, Salma Hayek, Jared Leto e Al Pacino, o figurino transmite toda a opulência do Império Gucci. Com mais de 500 looks originais do acervo da marca e outros criados exclusivamente para o longa, as peças de roupa refletem a essência de cada personagem, como o estilo clássico de Maurizio e a excentricidade de Patrizia. 

  • Filme 03: Zuzu Angel

“Zuzu Angel” (2006) é uma cinebiografia da estilista brasileira Zuzu Angel e da sua busca por justiça após a morte de seu filho Stuart pelo regime militar.

A estilista foi destaque no cenário nacional, com criações que mesclavam elementos tradicionais brasileiros e inspirações internacionais. O anjo era um elemento considerado a sua marca registrada. Após descobrir que seu filho havia sido torturado pela ditadura, ela usou a estampa de anjo, desta vez ferido e amordaçado, em desfiles-protesto. Estrelado por Patrícia Pillar, o filme mostra como a moda pode ser uma ferramenta de expressão e resistência política.

  • Filme 04: Dior e Eu

O documentário “Dior e Eu” (2015) mostra os bastidores de uma das maiores marcas da moda mundial, contando a trajetória de Raf Simons como novo diretor artístico da grife Dior.

O filme destaca a interpretação de Raf Simons com criações que equilibram a sua visão moderna com o legado tradicional de Christian Dior. Em sua primeira coleção à frente da maison, as câmeras destacam o seu perfeccionismo em cada detalhe e a pressão por trás dos desfiles de alta costura.

  • Filme 05: McQueen

O documentário “McQueen” (2018) apresenta uma narrativa que mergulha nas criações inovadoras e na vida pessoal do estilista britânico Alexander McQueen. O filme retrata desde seus primeiros dias como alfaiate até sua ascensão como estilista da grife Givenchy e, finalmente, como fundador de sua própria marca homônima.

Explorando suas lutas com as pressões da indústria, vício em drogas e depressão, oferece uma visão de um homem cuja vida foi marcada por contrastes – entre sua brilhante carreira na moda e as adversidades internas que eventualmente levaram a sua morte.

  • Filme 06: Saint Laurent

“Saint Laurent” (2014) destaca a jornada do estilista Yves Saint Laurent, evidenciando a sua relação de aprendiz com Christian Dior e a fundação da sua própria marca. 

O figurino desempenha um papel central na trama, como por exemplo o lendário smoking feminino e a coleção Mondrian, que marcaram as décadas de 1960 e 1970. Protagonizado por Gaspard Ulliel, o filme explora elementos como suas inspirações, croquis, tecidos e modelagens para ter uma visão completa do processo criativo de Saint Laurent. 

  • Série 01: Halston

“Halston” (2021) é uma minissérie produzida pela Netflix que ilustra a vida e carreira do estilista americano Roy Halston Frowick, interpretado por Ewan McGregor. A série utiliza o figurino para ilustrar a ascensão e decadência de Halston ao longo das décadas de 1970 e 80, explorando também a cultura disco nas famosas festas do Studio 54 que ele frequentava.

É interessante analisar sua consolidação como um dos primeiros mega empresários de moda no país, inovando no negócio de licenciamentos e democratização de artigos de luxo.

  • Série 02: American Crime Story

“American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace” (2018), a segunda temporada da série antológica American Crime Story, conta a história do icônico estilista italiano Gianni Versace sob o ponto de vista do seu assassino Andrew Cunanan. Seu enredo mistura história da moda e true crime ao capturar a influência da família Versace e na continuação do império da marca após a morte de Gianni.

Édgar Ramírez , Darren Criss, Penélope Cruz e Ricky Martin estrelam a produção que conta com figurinos luxuosos, fotografia inspiradora e trilha sonora nostálgica.

  • Filme extra 01: Casablancas

“Casablancas: O Homem que Amava as Mulheres” (2016) é um documentário que destaca a influência de John Casablancas como fundador da agência Elite Model Management. Casablancas deixou sua marca na história da moda, contribuindo para a criação da figura das supermodelos e reinventando a maneira como as histórias das marcas foram contadas a partir de então. 

O filme apresenta depoimentos revelando a descoberta de algumas das modelos mais famosas do mundo, incluindo Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Cindy Crawford e Claudia Schiffer. Além disso, o documentário aborda a “Model War”, uma competição entre as agências Ford e Elite, evidenciando como a Elite dominou o mercado da moda na década de 1990, com um faturamento anual de US$ 120 milhões.

  • Filme extra 02: Franca

“Franca: Chaos and Creation” (2016) conta a história de Franca Sozzani, editora-chefe da Vogue Itália que, com sua visão ousada, transformou o mercado editorial global. O documentário intimista foi dirigido por seu filho, Francesco Carrozzini.

A produção explora a sua abordagem jornalística irreverente, ao abordar temáticas consideradas tabus, como padrões de beleza, questões raciais, e até mesmo, violência doméstica. A editora deixou sua marca para que as revistas deixassem de ser somente um catálogo de inspirações e também, pudessem ser fonte de questionamentos profundos.

Com esses filmes e séries, ressaltamos o poder da moda de contar histórias, transmitir sentimentos e deixar um legado. Conta para mim nos comentários qual a sua produção favorita!

Quer saber as melhores trends do momento e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

Referências:

Imagem destaque: House of Gucci

HACO https://haco.com.br/blog/house-of-gucci/

HARPERS BAZAAR https://harpersbazaar.uol.com.br/estilo-de-vida/coco-antes-de-chanel-tudo-sobre-o-fashion-film-da-semana/

HARPERS BAZAAR https://harpersbazaar.uol.com.br/estilo-de-vida/dior-e-eu-o-fashion-film-da-semana-e-sobre-superacao/

HARPERS BAZAAR https://harpersbazaar.uol.com.br/cultura/halston-serie-da-netflix-acompanha-trajetoria-do-designer-norte-americano/

STYLIST https://www.stylist.co.uk/fashion/mcqueen-documentary-alexander-fashion-films-cinema-june-this-weeks-issue-419/210505

VOGUE https://vogue.globo.com/lifestyle/noticia/2018/01/assassination-gianni-versace-10-motivos-que-fazem-da-serie-o-assunto-do-momento-entre-turma-que-ama-moda.ghtml

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS