Lingerie Plus Size: Marcas que empoderam

Olhar para o mercado plus é necessário. Especialmente quando falamos de lingerie, que evoca a autoestima feminina.

Compartilhe

Compartilhe

Lingerie é sinônimo de empoderamento. E quando falamos de moda plus size, valorizar os diferentes biotipos com conforto e sensualidade é ainda, infelizmente, um diferencial que poucas marcas se especializam. Selecionamos marcas nacionais e internacionais que se destacam nesse segmento:

Olhar para o mercado plus é necessário. Especialmente quando falamos de lingerie, que evoca a autoestima feminina. A mulher gorda (sim, sem ter medo dessa palavra) sempre foi colocada em segundo plano no mercado quando o assunto é underwear. É necessário entender as dores específicas deste público, com produtos que priorizem o conforto e design.

E sobretudo, entender de uma vez por todas que não se trata – apenas – de ampliar a graduação e sim estudar os diferentes biotipos para então criar uma grade de produtos inclusiva e anatômica, não simplesmente aumentando x centímetros por tamanho. Allyne Turano, criadora da marca de lingerie plus GG.rie, em entrevista para a revista Cláudia afirma: “Colocar a população brasileira plus size em um só molde é ignorar as diferenças que temos. As marcas plus size criadas por pessoas do meio querem exatamente isso: mostrar que há diversidade no corpo gordo.” 

Para termos uma dimensão dessa pluralidade, é só olhar os dados. Mais da metade da população brasileira está acima do peso (60,3% – IBGE 2019) e uma em cada quatro pessoas possuem obesidade. Portanto, é uma faixa demográfica considerável de pessoas, com estruturas corporais diferentes, que precisa de uma moda inclusiva. E isso se estende à lingerie. Essas mulheres precisam de calcinhas que sejam confortáveis para acompanharem sua rotina, sutiãs que sirvam bem nos seios e costas e claro, peças que possuam um cuidado estético. 

Durante muitos anos, a estética da mulher plus foi negligenciada. Simplesmente não havia oferta de lingeries com design. A sociedade supervalorizava as angels da Victoria Secret em suas lingeries glamourosas e para a mulher gorda, a alternativa eram as lingeries bege. Felizmente, houve uma revolução no mercado. Cada vez mais diferentes corpos são celebrados e incluídos na dinâmica da moda.

Diante disso, queremos dar destaque para marcas que se diferenciam pensando neste público. Após pesquisa entrando em contato com mulheres plus e também, pesquisas em marcas internacionais, selecionamos nove marcas inovadoras para você seguir e se inspirar:

Nacionais:

@gg.rie

 (Fotos: @gg.rie)

A GG.rie possui modelos de lingerie do tamanho 48 até o 58, com um mix de produtos variado, incluindo loungewear, linha praia e também, calcinhas e sutiãs absorventes. A marca se diferencia pela inclusão nos tamanhos e por usar matérias primas como a renda e o tule para empoderar e valorizar o corpo feminino.

@usenayane

          (Fotos: @usenayane)

Nayane atende do 40 ao 54, com modelos clássicos e confortáveis. É uma marca que está se expandindo no segmento plus brasileiro e os seus diferenciais são os acabamentos, detalhes em rendas e cores assertivas.

@lojalibertari

(Fotos: @lojalibertari)

A Libertari é uma marca que investiu no mercado plus e atende do 48 ao 58, com modelos que priorizam a sustentação (alças e costas largas), sem deixar o design de lado.

@promelingerie

                                                                            (Fotos: @promelingerie)           

 A Prome Lingerie tem grade do P ao 4G e também produz sob medida, o que é uma iniciativa interessante para vestir todos os corpos. Modelos sensuais e confortáveis são produzidos em menor escala, com atenção aos detalhes.

@liebelingerie

 (Fotos: @liebelingerie)

A Liebe Lingerie atende do PP ao 54 e possui modelos para todos os estilos. Peças seguindo as tendências de moda, em cores ousadas, com aplicações em rendas e sempre valorizando conforto e funcionalidade.

Internacionais:

@playfulpromises

(Fotos: @playfulpromises)

A Playful Promises é uma marca inglesa que não tem medo de apostar em cores ousadas, acabamentos diferenciados e produções de moda lindíssimas, que colocam a mulher plus em posição de destaque. 

@fashionnovacurve

(Fotos: @fashionnovacurve)

A Fashion Nova Curve é uma marca que coloca as informações de moda de forma acessível para o público plus, globalmente. Possui setor de vestuário e beachwear, mas o que as distingue das demais marcas é a variedade de modelos em lingerie e a sua grade de tamanhos inclusiva.

@savagexfenty

(Fotos: @savagexfenty)

A Savage X Fenty revolucionou os padrões da moda íntima feminina. Marca criada pela cantora Rihanna, foi pioneira ao colocar corpos verdadeiramente representativos na passarela de seus icônicos desfiles. As lingeries são essencialmente sensuais, com visuais modernos e divertidos.

Estas marcas são algumas das que fazem parte de um novo movimento que quebra padrões na moda, que incluem modelos curvy nas passarelas (houve crescimento de 30% de modelos body positive nas principais passarelas de moda em 2021 comparado ao ano anterior) e nas campanhas. Investir em um range de tamanhos inclusivo é uma tendência internacional.

Outro ponto de destaque é que as modelos plus não devem estar presentes apenas nas campanhas de moda, devem inclusive ser contratadas como modelos de prova, para que elas próprias apontem os ajustes necessários na modelagem, materiais usados e destaquem o que realmente valoriza seu corpo e entrega conforto.

Só entregaremos uma roupa plus size bem feita se dermos espaço para que estas mulheres falem. Ouça sua audiência, observe o uso, adapte e teste novos modelos e acabamentos, esta é ainda a melhor forma de evoluir e se destacar.

Se esta reflexão foi válida, comente aqui, e nos siga nas redes sociais. Áh, e fique à vontade para compartilhar. Quem sabe uma grande mudança global pode surgir em meio à nossas conexões.

#RESPEITAAMODA

Texto escrito a quatro mãos por Monic Menezes (@monicmenezes) e Joy Alano (@joyalano_).

Referências:

CLAUDIA. Lingerie plus size: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/moda/lingerie-plus-size-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-assunto/ Acesso em 27 dez 2022.

DAMASCENO, Ana Carolina et al. Ergonomia no Vestuário Feminino Plus Size. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202017/COM_ORAL/co_1/co_1_ERGONOMIA_NO_VESTUARIO.pdf Acesso em 28 jan 2022.

FELIX, Tiane. Sutiã plus size. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CKkANQAj8nA/ Acesso 20 jan 2022. 

GOV. Pesquisa do IBGE mostra aumento da obesidade em adultos. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/10/pesquisa-do-ibge-mostra-aumento-da-obesidade-entre-adultos Acesso 29 jan 2011.

POP PLUS. Lingerie plus size guia de marcas nacionais especializadas. Disponível em:

https://popplus.com.br/2019/11/05/lingerie-plus-size-guia-de-marcas-nacionais-especializadas/   Acesso 27 jan 2022.

TAGWALK. 2021 in numbers. Disponível em: https://www.tag-walk.com/en/reports/2021-in-numbers Acesso 31 jan 2022.

USE FASHION. 5 lingeries para moda plus size no inverno 2020. Disponível em: https://nova.usefashion.com/trends/7081/report/5-lingeries-para-a-moda-plus-size-no-inverno-2020 Acesso 23 jan 2022.

WGSN. Curve Ny S/S Intimates. Disponível em: https://www.wgsn.com/pt Acesso 28 jan 2022

Veja mais posts:

Moda Sustentável

Brechós: de onde vieram e para onde vão

Compartilhe

Você tem o hábito de comprar em brechós? Pois saiba que esta é uma tendência forte de comportamento, não apenas pela possibilidade de encontrar peças raras a preços acessíveis, como também por incentivar o consumo consciente na moda.

Tendências

Top 10 tendências vistas no MET Gala

Compartilhe

O Met Gala é a noite mais fashion do ano. No dia 06/05, as celebridades se reuniram em Nova York para uma grande festa beneficente, que apoia a preservação do Costume Institute, a ala de figurinos do Metropolitan Museum of Art.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

plugins premium WordPress