Guia de materiais que são tendência nos Calçados

Conhecer os materiais e aviamentos que fazem parte das tendências de calçados é essencial para planejar uma coleção de sucesso e estar atualizada na moda. Pesquisamos dentro dos melhores portais para passar um resumão das trends. Confira agora:

Compartilhe

Compartilhe

Por trás do sucesso de uma tendência, existe a parte fundamental que é: do que ela foi feita. A procura por materiais inovadores, modernos e sustentáveis está crescendo muito nos últimos anos no ramo dos calçados e acessórios.

A ideia é resgatar o essencial: shapes clássicos mas com uma pitada de modernidade. Essa é a tendência que os especialistas estão chamando de maximinimalismo, uma mistura destas duas vertentes. 

Ou seja, no nosso report de tendências de materiais e aviamentos há  influência de itens atemporais, como o couro e suas alternativas. E também uma estética brilhante, inovadora, cheia de texturas e detalhes em metais. Quer conferir tudo? Então vem com a gente!

  • Materiais: couro e suas alternativas nos calçados

 

A durabilidade, toque e visual do couro é inconfundível. Couros clássicos com acabamento polido e envernizado estão presentes nas passarelas. Mas o que realmente chama a atenção de quem procura por tendências são as alternativas do couro, que estão  se aprimorando cada vez mais. 

Desde os materiais bio-based até as opções de origem responsáveis, biodegradáveis e certificadas. Essa busca por alternativas só cresce e, cada vez mais, se assemelha aos aspectos do couro. Em geral, tons terrosos e neutros estão presentes, dando vida a designs funcionais, minimalistas e contemporâneos.

  • Materiais: o estilo artesanal tecnológico nos calçados

 

Como falamos no post anterior, o artesanal assumiu status de luxo nas grandes marcas. Esses materiais, através da tecnologia, simulam estruturas tecidas, resultando em infinitas possibilidades de texturas inovadoras com cara de DIY. 

Couros de origem animal e não couros, aliados às novas tecnologias, como a impressão 3D e corte a laser, promovem um visual de performance elegante. Perfeitos para estilos de vida versáteis, que optam por usar o mesmo modelo de tênis para a prática de esportes e para um momento casual.

  • Materiais: Texturas metalizadas e holográficas nos calçados

 

Você já deve ter ouvido por aí que as texturas metalizadas e holográficas são as preferidas da temporada. O portal WGSN afirma que um dos motivos por trás destes visuais futuristas é o interesse pelo metaverso. O prata é o  metalizado-chave, como visto no projeto da designer francesa Juliette Laloe. O ouro metálico e cobre também estão muito presentes nas coleções.

Os metalizados evoluem com cores, texturas e acabamentos inspirados em outro mundo. Tudo isso com a preocupação com couros de origem responsável, com acabamentos metálicos a base de água, ou com PU de menor impacto ambiental.

  • Materiais: calçados com design de joia

 

Já ouviu o termo Jewellerification? O renascimento do clima de festa e a estética atual colorida e sofisticada fez nascer o conceito de sapato joia. Sapatos com valor agregado e com design feito para durar. 

Que se destacam por suas aplicações em cristais, pedras preciosas, fivelas blingy*, saltos esculturais e até mesmo, aplicações 3D. Normalmente, a base dos calçados é minimalista, shapes já consagrados pela moda mundial, e o foco da vez são os adornos. Esse brilho é ilustrado em séries populares de TV como Bridgerton, da Netflix, e deve-se à sensação de esperança de um tempo otimista pela frente. 

  • Aviamentos: metais marcantes nos calçados

 

Os metais, em formatos inovadores, são unanimidade nas passarelas de calçados. Especialmente as correntarias, que surgem com proporções superdimensionadas e diferentes estilos, como a sandália da marca nova-iorquina Proenza Schouler. Designs clássicos e minimalistas são atualizados com detalhes maximalistas. Os materiais são em ouro, platina, aço, acetato e também materiais reciclados.

  • Aviamentos: utilitários, design modular nos calçados

 

Unir design com máxima funcionalidade é a tendência que chamamos de design modular. A praticidade está na moda e a criatividade é essencial para o desenvolvimento de um produto visionário e utilitário, através dos aviamentos e shapes diferenciados. 

O resultado são produtos versáteis, que misturam influências esportivas com acabamento de luxo (athluxe). Com bolsos estratégicos, ajustes com fivelas, cordas e zíperes e detalhes visuais com cadarços, fitas e metais. Os consumidores estão cada vez mais atentos para comprar menos e com mais qualidade e funcionalidade. Este novo design pode ser uma excelente alternativa.

As tendências de moda são faróis que nos norteiam e nos fornecem uma noção de como a população está reagindo às mudanças da sociedade. Percebemos que agora é um momento de explosão de referências, estéticas e criatividades nas passarelas e nas ruas.

Agora é o momento de explorar estilos. Valorizar os clássicos, mas sempre pensando no que pode ser inovado, principalmente em tecnologia e sustentabilidade. Vamos falar mais sobre isso no próximo post.

Se esta reflexão foi válida, comente aqui, e siga nas redes sociais. Fique à vontade para compartilhar. Quem sabe uma grande mudança global pode surgir em meio à nossas conexões.

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

*blingy: Nome dado às fivelas cravejadas com cristais e pedras preciosas, que normalmente eram encontradas em cintos e agora estão presentes também em calçados.

Referências:

Imagem destacada via @paristexas_it

F trend. Future of utility fashion in 2022/23. Disponível em: ttps://f-trend.com/blog/utility-fashion-trend-2019. Acesso em 16 jul 2022.

Monnier Paris. Jewellerification. Disponível em: https://eu.monnierparis.com/blogs/editorial/jewellerification Acesso em 10 ago 2022.

WGSN. Previsão de materiais P/V 24: calçados, acessórios e bijuterias – Aviamentos e detalhes – Calçados . Disponível em: https://www.wgsn.com/pt Acesso 20 jul 2022.

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS