É oficial: As sapatilhas estão de volta!

Compartilhe

Compartilhe

Os modelos de sapatilhas foram febre nos anos 2000 e ressurgiram com força para as próximas temporadas. Entenda o que é o #balletcore e descubra os modelos que serão sucesso.

As sapatilhas evocam o romantismo do ballet. Essa estética está em alta, com a hashtag #balletcore já ultrapassando 338.4 milhões de views no aplicativo TikTok. O look balletcore é composto da delicadeza dos babados, tule e tons pastel em peças como saias, corsets, body, boleros transpassados e meias-calças.

Na coleção Outono Inverno 22 da Miu Miu, as sapatilhas foram o highlight. Entenda de onde surgiu, como o estilo do ballet foi ressignificado para os dias atuais e dicas para usar essa trend no seu dia a dia.

 

  • Tendência das sapatilhas: Balletcore

Pensar em Balletcore é pensar na beleza dos movimentos do ballet e também, na disciplina necessária para executá-los. Por trás dos holofotes, a dança sempre esteve ligada a um padrão de beleza. A nova geração busca quebrar todos eles.

Essas narrativas promovem a inclusão e o ballet para todos. Segundo a revista Nylon: “O balletcore tem como objetivo combater essas limitações do que uma bailarina pode ou deve parecer.” O maior exemplo disso na cultura pop é o inovador curta-metragem Reflect, com a primeira protagonista plus size da Disney. No curta, a jovem bailarina encontra na dança a força para a auto aceitação corporal.

Em paralelo, esse movimento cresce no TikTok, com pessoas acima do peso e fora dos padrões mostrando sua flexibilidade e habilidade na dança. No fundo, o ballet é sobre se expressar e poder dançar livremente. Esse novo pensamento abre espaço para adaptações mais plurais dessa tendência.

Agora que você já sabe de onde veio essa estética, vamos falar sobre o uso das sapatilhas no dia a dia – que vão muito além do look bailarina. Sinônimo de praticidade e a versatilidade, esses modelos são perfeitos para o mood casual. Através de uma pesquisa do que rolou nas passarelas, confira os shapes favoritos para 2023/2024.

 

  • Tendência das sapatilhas: Clássicas


 

A moda pós-pandemia valoriza o conforto acima de tudo, e as sapatilhas clássicas são ideais para serem as aliadas da sua rotina. Shapes clássicos, em tons neutros, reinventados com detalhes autorais (laços, fivelas e rebites). Compondo looks que vão do jeans aos vestidos, transitando em todos os ambientes.

 

  • Tendência das sapatilhas: Românticas

 

As ruas tornaram-se verdadeiros studios de ballet. As sapatilhas românticas chamaram atenção nos desfiles e prometem elevar produções do dia a dia. Esse romantismo está presente em franzidos, rendas, laços, pérolas, amarrações, em designs que remetem aos ballet shoes originais. 

 

  • Tendência das sapatilhas: Modernas

As sapatilhas modernas tem tudo para serem as novas protagonistas dos looks. Metalizados, brilhos, ponteiras e fitas atualizam o clássico shape, inspirado na trend Jewellerification. Uma nova vertente importante é a valorização dos modelos anatômicos, com formatos que abraçam o pé, sola antiderrapante e fivelas.

 

  • Tendência das sapatilhas: Bico Fino

 

O detalhe que, sem dúvida, adiciona uma sofisticação extra. As sapatilhas de bico fino são ultra fashionistas para produções casuais ou formais, do dia a noite. Os detalhes em pedrarias, fivelas, amarrações e tiras garantem ainda mais elegância para os modelos.

Fato: a sapatilha voltou pra ficar. Unindo conforto, praticidade e estilo, o modelo fará parte de looks românticos, que remetem a sua essência do ballet, e casuais. Qual é a sua opinião sobre essa trend? 

Quer saber as melhores tendências do momento e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!

 

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

 

Referências:

Imagem destaque via @miumiu

CNN BRASIL. https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/reflect-da-disney-e-estrelado-por-bailarina-plus-size-e-deixa-fas-radiantes/

HARPERS BAZAAR. https://harpersbazaar.uol.com.br/moda/para-ficar-de-olho-a-volta-das-sapatilhas/

NYLON. https://www.nylon.com/fashion/balletcore-aesthetic

STEAL THE LOOK. https://stealthelook.com.br/de-miu-miu-ao-street-style-as-sapatilhas-serao-a-maior-tendencia-de-2023/

VOGUE. https://vogue.globo.com/colunas/bruno-astuto/coluna/2023/01/polemicas-as-sapatilhas-bailarinas-sao-tendencia-novamente.ghtml

WGSN. https://www.wgsn.com/

 

 

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS