Descubra o sapato que é um verdadeiro must-have:

O Sapato Boneca ou Mary Jane é uma das maiores tendências do ano! Conheça sua origem, como seu shape foi atualizado e dicas de looks.

Compartilhe

Compartilhe

Se tem uma coisa que a moda adora fazer é resgatar clássicos, e com esse modelo não seria diferente. Impulsionado pela trend Barbiecore, o revival do sapato Mary Jane tornou-se um dos destaques de 2023. 

Vamos fazer uma viagem no tempo e mergulhar na história deste ícone para conhecer como suas releituras foram renovadas a cada temporada.

Tudo começou nas escolas particulares no século XIX, as crianças – tanto meninos quanto meninas – usavam o modelo como parte de seu uniforme escolar. O sapato boneca, com sua tira no peito do pé, era ideal para trazer segurança e praticidade para os pés infantis.

A origem do nome Mary Jane vem da tirinha de jornal americana Buster Brown, desenhada por Richard Outcault em 1902. A personagem Mary Jane, assim como seu irmão Buster, usavam o modelo nos pés. A enorme repercussão do cartoon popularizou ainda mais o sapato e batizou seu nome.

A partir do século XX ele conquistou o público adulto, e desta vez, com um tom controverso. Nos pés das chamadas Flapper Girls (ou melindrosas, como eram conhecidas no Brasil), o sapato estava presente na pista de dança dos clubes de jazz. Essas mulheres desafiavam a norma, bebendo e fumando em público, usando cabelo curto, vestidos provocantes e abolindo o espartilho. Ou seja, o sapato que era originalmente uniforme, virou símbolo de rebeldia para a época.

Já nos anos 60, ele passou a fazer parte da identidade do movimento Mod, uma subcultura britânica que cresceu em meio ao sucesso dos Beatles. As mulheres que se identificavam com o grupo eram comportadas, com roupas justas de gola alta e cabelos lisos e assim, a Mary Jane também virou o queridinho da modelo Twiggy.

Conforme os anos se seguiram, o sapato ora fazia referência ao estilo preppy dos uniformes, ora representava a contraversão. Courtney Love, musa grunge dos anos 80 e 90, o usava em looks com a estética Kinderwhore, misturando o infantil e o mundo adulto, em um polêmico visual Lolita.

A personagem Cher no icônico filme de 1995, “As Patricinhas de Beverly Hills”, combinava seu clássico tailleur e minissaia, com Mary Jane e meias ¾.

Nos anos 2010, ele fez parte da era Tumblr que trazia influências vintage e românticas, desfilando através de celebridades como Taylor Swift.

Na atualidade, o sapato boneca virou hit das passarelas Verão 23/24, com grandes marcas revisitando este clássico. Trendsetters do mundo todo, como a cantora Dua Lipa, também foram fotografadas com ele.

(Kimlud, Bingo Lulu, Charles & Keith, Sam Edelman)

E é claro que existe uma outra influência importante para essa febre em 2023. A estética Barbiecore está em seu auge com a estreia do filme “Barbie”, sendo o sapato um dos itens preferidos da protagonista. A popular nomenclatura “sapato boneca” não é por acaso.

Este é um exemplo de sapato que nunca sai 100% de moda. E dentre muitos significados, representa o empoderamento feminino. Por isso, analisamos os principais desfiles e trouxemos os sapatos Mary Jane que são verdadeiros essentials no seu guarda-roupa. Inspire-se e confira agora!

  • Tendência Sapato Boneca: Plataforma

(AlyssaInTheCity, Lyst, Versace, Christian Louboutin, Koi)

Para levar seu estilo às alturas, o sapato boneca na versão plataforma já pode ser considerado um dos maiores ícones fashion da década de 2020. O modelo Medusa da Versace foi sucesso no pós pandemia e promete se manter em alta nas próximas estações. Inspire-se em diferentes solados, números de tiras e cores; e combine com saias midi, vestidos leves e calças pantacourt.

  • Tendência Sapato Boneca: Bico Fino

(Chanel, Vagabond Shoes, Chiko, Wexley Jesus)

A Mary Jane com bico fino é sinônimo de elegância. Esse modelo traz um toque de formalidade para as produções, tornando-o perfeito para o office look em composições com peças de alfaiataria. Para criar visuais autênticos, aposte em itens com maxi fivelas e metais ou combine com acessórios rocker.

  • Tendência Sapato Boneca: Tratorado

(Versace, Asos, Little Doll, Lisa Says Gah, Up2Strep)

Com visual de impacto, o sapato boneca com solado chunky é perfeito para expressar atitude através do seu estilo. Seu design robusto chama atenção e pode vir acompanhado de correntes, studs e fivelas. Não se limite na hora de combinar, ele pode sim ser acompanhado de peças pesadas – como o jeans destroyed ou uma jaqueta de couro – mas também, contrastar com peças fluídas – como saias e vestidos.

  • Tendência Sapato Boneca: Sapatilhas

(Who What Wear, Zoe Report, Carel, Cos, Mansur Gavriel) 

Pensou praticidade, pensou em sapatilhas. A versão flat do sapato Mary Jane é perfeita para quem não abre mão do conforto e praticidade no dia a dia. Como já falamos neste post no blog, as sapatilhas estão oficialmente de volta à moda. Também analisamos que na trend do sapato boneca, elas apareceram com ponta quadrada, remetendo diretamente às sapatilhas de ballet.

Mary Jane é uma peça clássica, que conquistou gerações e permanece sempre atual, combinando com diversos estilos. Podendo ser usada também com meias, diferentes comprimentos, cores e gramaturas. 

Agora que você já conhece a história e as variações deste sapato super versátil, que tal investir no modelo e criar looks do seu jeito?

Quer saber as melhores trends do momento e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!

Texto feito pela Equipe Joy Alano

Nesse texto usamos algumas palavras e termos em inglês. Que tal incluí-las no seu vocabulário, caso sejam novas para você?

Must-have: (tradução literal: precisa ter), Essencial.

Shape: Formato.

Revival: Retorno.

Office Look: Look para o trabalho.

Chunky: Tratorado.

Studs: Tachas.

Flat: Sem salto.

Referências:

Imagem destaque via Heaven by Marc Jacobs

JULIANA BACELLAR https://www.julianabacellar.com.br/mary-jane-sapato-tendencia/

MODA DE SUBCULTURAS http://www.modadesubculturas.com.br/2019/11/historia-do-sapato-boneca-juventude-subculturas-e-feminismo-mary-jane-shoes.html#comment-form

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS