Calça de PU: item fashion indispensável do inverno

Compartilhe

Compartilhe

A calça feita de PU (poliuretano) está dominando as ruas nesta nova temporada. Com visual moderno e efeito laminado, é uma alternativa para as pessoas que evitam o uso do couro.

Alguns dos principais atributos do couro são sua alta resistência, proteção às baixas temperaturas e versatilidade. Porém, embora seja um material que ultrapassa gerações, ao longo dos anos, o couro sofreu uma queda na preferência por parte dos consumidores, que se preocupam com questões ambientais e com a exploração animal.

Uma pesquisa realizada pela Morning Consult, aponta que cerca de 37% das pessoas no Reino Unido e 23% nos EUA acham que o couro é um “material bastante inadequado” para usar em roupas. Significativamente, mais de 20% de todos os entrevistados nos dois países disseram ter mudado de ideia sobre o couro nos últimos cinco anos. As diversas denúncias de maus tratos animal e boicotes da organização PETA fizeram com que grandes marcas de luxo (Hugo Boss, Michael Kors, Burberry, Gucci, Prada, Coach, Stella McCartney, Versace e Chanel, entre outras) abandonassem o uso em suas criações e optassem por outras alternativas.

Uma das opções mais conhecidas é o PU, material sintético resistente, flexível e com visual similar ao couro. Existem diversas questões sobre o quão sustentável ele realmente é, por ser derivado de petróleo e por ter químicos poluentes em sua produção. No entanto, pelo fato de não ser de origem animal, o material se popularizou, sendo usado pelas fashionistas do momento e tornando-se uma das maiores tendências de 2023.

A calça cargo de PU é sem dúvida uma das peças must-have da estação. Presente em diferentes modelagens, possibilita criar infinitos estilos e combinações. Neste post, vamos mostrar dicas de looks para você se inspirar!

Antes de começar, uma informação importante: utilizar as nomenclaturas “couro sintético”, “couro ecológico” e “couro fake” para se referir ao PU ou qualquer outra composição que não seja de origem animal é proibido por lei por induzir o consumidor ao erro.

 

  • PU Pants: Ajustada

(Net a Porter, Eudon Choi, Gucci, Girls Share Tips)

A calça de PU ajustada é uma das silhuetas preferidas. Perfeita para o dia a dia, ela compõe looks que se adequam a diferentes estilos, ambientes e estações. Possui a barra ideal para ser combinada com botas e sapatos fechados. 

 

  • PU Pants: Wide Leg

(Fashion Spot, Your Girl Knows, Camille Charriere, Farfetch)

A Wide Leg forma uma silhueta em “A”, com a cintura ajustada e a barra ampla, valorizando diferentes tipos de corpos. O PU adiciona um efeito visual interessante para o modelo.

 

  • PU Pants: Jogger

(Phillip Plein, Alexander Wang x H&M, Who What Wear, No Time For Style)

A calça jogger possui um corte solto na parte superior e ajustado nos tornozelos, formando uma modelagem moderna e despojada. Se quiser ousar no mix de estilos, combine com peças de alfaiataria, como o blazer.

 

  • PU Pants: Loose

(Paco Rabanne, Ermanno Scervino, Khaitere, Gauchere)

A calça loose apareceu como destaque nas passarelas e promete ser sucesso. Ela é oversized, com cós de elástico (que pode ser cintura baixa). Eleve seu look em questão de segundos com a versão em PU, em produções do dia a noite.

 

  • PU Pants: Utility

(Olenich, Stine Goya, Isabel Marant, Off White)

Descubra todo o estilo da trend utility. Inspirada nas calças cargo, com bolsos utilitários e design funcional. A estética traduz a nostalgia do início dos anos 2000 e a modernidade da geração Z.

 

  • PU Pants: Total Leather

(Minuit, Fendi, Barbara Bui, Hermès)

A tendência Total Leather também combina com a calça de PU, só que sem usar o couro. Aposte em combinações com jaquetas, blazers e sobretudos de couro,na mesma tonalidade e textura de material sintético, para uma estética que lembra o filme Matrix (1999).

 

  • PU Pants: Tons neutros

(Fear of God, Ferragamo, Sportmax, Tod’s)

Os neutros não são nada básicos, e sim, referência de sofisticação e elegância. Calças de PU em tons de branco, off-white, bege, nude e cinza são investimentos que irão transformar o seu guarda-roupa.

 

  • PU Pants: Metalizados

(Barbara Bui, Zara, Girls, Patricia Cella)

E para quem ama brilhar, o material PU também pode ser encontrado em metalizados e envernizados. Os tons de dourado, prata e cobre são os favoritos para criar produções autorais.

 

A calça de PU é uma alternativa elegante e moderna ao couro tradicional, oferecendo uma versatilidade incrível ao compor combinações casuais até as mais formais. Agora que você já conferiu as inspirações de looks, é hora de investir nesta peça-chave e expressar seu estilo!

Quer saber as melhores trends do momento e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!

 

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

Nesse texto usamos algumas palavras e termos estrangeiros. Que tal incluí-las no seu vocabulário, caso sejam novas para você?

must-have: “precisa ter”, peça essencial.

total leather: look total couro

 

Referências:

Imagem destaque via Getty Images

FORBES https://forbes.com.br/principal/2018/08/7-grifes-de-luxo-que-nao-abrem-mao-da-etica/

STYLO URBANO https://www.stylourbano.com.br/as-marcas-estao-acabando-com-as-peles-o-couro-seria-o-proximo/

Veja mais posts:

Moda Sustentável

Brechós: de onde vieram e para onde vão

Compartilhe

Você tem o hábito de comprar em brechós? Pois saiba que esta é uma tendência forte de comportamento, não apenas pela possibilidade de encontrar peças raras a preços acessíveis, como também por incentivar o consumo consciente na moda.

Tendências

Top 10 tendências vistas no MET Gala

Compartilhe

O Met Gala é a noite mais fashion do ano. No dia 06/05, as celebridades se reuniram em Nova York para uma grande festa beneficente, que apoia a preservação do Costume Institute, a ala de figurinos do Metropolitan Museum of Art.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

plugins premium WordPress