5 Gatilhos Mentais que vão transformar seus posts

Você já ouviu falar de gatilhos mentais? São estratégias que têm o poder de comandar ações cerebrais imediatas e multiplicar suas chances de venda no Instagram. Quer saber quais são os 5 gatilhos essenciais para conquistar o sucesso na plataforma? Então, continue lendo!

Compartilhe

Compartilhe

Já imaginou quantas decisões o ser humano toma ao longo do dia? Segundo estimativas do The Wall Street Journal, são cerca de 35 mil escolhas diárias, desde o que comer até realizar uma compra. Muitas dessas decisões são tomadas no “piloto automático”, impulsionadas por estímulos que atuam diretamente no cérebro, despertando emoções e levando-nos a agir sem pensar.

Ou seja, enquanto sua cliente está rolando o feed ou deslizando através dos stories, ela está absorvendo informações que podem influenciá-las inconscientemente a se encantar com o seu perfil. Não é mágica, é ciência. O neuromarketing é um campo da neurociência que explora a relação da mente humana com o comportamento do consumidor, desvendando como as decisões de compra são moldadas.

E é aí que entram os gatilhos mentais, argumentos fortes que despertam uma conexão emocional instantânea com a marca, aumentam a atratividade dos seus produtos e turbinam as chances de venda. Afinal, segundo estudo da Universidade de Harvard, 95% das decisões de compra são inconscientes. Curiosa para usar essas ferramentas no seu provador fashion? Então, prepare-se para conhecer os 5 melhores gatilhos mentais que transformam cliques em compras.


  • Gatilhos Mentais: Autoridade

No mundo de informações saturadas da internet, fidelizar clientes é um desafio. O gatilho mental da autoridade pode te ajudar a se destacar em meio a essa multidão de perfis. No entanto, a autoridade não é algo que somente se declara, e sim, algo que se conquista. É necessário construir relacionamentos sólidos para receber confiança ao longo do tempo.

Cerca de 50% dos entrevistados na pesquisa Think With Google revelam uma preferência por comprar em sites que oferecem dicas e tendências personalizadas de acordo com seus gostos pessoais. Isso demonstra que as pessoas valorizam a orientação e a expertise na hora de tomar decisões de compra. Posicionando marcas como verdadeiros especialistas.

Estratégias – Autoridade: 

  • Produza conteúdo de valor sobre sua área de atuação, sempre relacionado às principais tendências;
  • Promova eventos e participe de palestras importantes;
  • Fale sobre sua formação, experiência e desafios; compartilhando seu conhecimento;

  • Gatilhos Mentais: Escassez/ Urgência

Você já deve ter se deparado com mensagens como “Só hoje!”, “Amanhã é o último dia”, ou “Esta pode ser sua última chance”. Essas frases não são apenas chamarizes, são estratégias de marketing que exploram gatilhos mentais super eficazes: a escassez e a urgência. Quando aplicados de forma inteligente, esses gatilhos são capazes de fazer com que seus seguidores ajam imediatamente. 

Pense na última vez que você se deparou com a informação de que um produto estava prestes a se esgotar. Qual foi sua reação? O nosso cérebro entra em estado de alerta e o instinto nos faz agir com mais rapidez para não perder a oportunidade. Afinal, quem não gosta de se sentir especial por ter acesso a algo exclusivo?

Estratégias – Escassez/Urgência: 

  • Acione uma contagem regressiva no seu Instagram para criar urgência em promoções;
  • Crie ofertas relâmpago por tempo limitado (exemplo: 24 horas);
  • Valorize peças únicas ou edições com estoque reduzido;

  • Gatilhos Mentais: Prova Social

A necessidade de pertencer e ser aceito é uma característica da natureza humana. Quando se trata de decisões de compra, as pessoas tendem a olhar para o comportamento da maioria para orientação. Elas se sentem mais seguras ao seguir o exemplo de outros, acreditando que: “Se muitos estão fazendo algo, deve ser uma escolha acertada.” Isso é exatamente o que o gatilho da prova social significa. Ele ativa o desejo de validação social e o de não ficar de fora do que está acontecendo. 

O termo F.O.M.O (fear of missing out, traduzido do inglês: medo de ficar de fora) descreve essa angústia geracional de perder oportunidades ou experiências que outros estão desfrutando. Por isso, as empresas devem aproveitar esse gatilho para fazê-los sentir que estão fazendo parte de algo maior e destacar o valor da sua marca.

Estratégias – Escassez/Urgência: 

  • Utilize depoimentos e avaliações de clientes;
  • Contrate influenciadores que são próximos do seu público-alvo para fazer review dos seus produtos;
  • Destaque os produtos “mais vendidos” e seus benefícios;

  • Gatilhos Mentais: Reciprocidade

A reciprocidade é baseada na generosidade. É o princípio de querer retribuir quando recebemos algo de valor. No marketing digital, ela é utilizada através de iscas – descontos, brindes, acessos especiais – para conseguir vantagens para empresa – vendas, dados do cliente, fidelização. 

A estratégia é oferecer conteúdo gratuito, (aulas, e-books, informações via reels ou story) para incentivar os seguidores a retornar de alguma forma (comprando cursos, produtos e criando um vínculo com o perfil). 

Estratégias – Reciprocidade: 

  • Crie uma linha editorial de postagens com conteúdos ricos em informação;
  • Ofereça brindes ou amostra grátis; (Exemplo: compre 1, leve 2)
  • Interaja com seus seguidores, respondendo suas dúvidas/comentários/sugestões;

  • Gatilhos Mentais: Storytelling

Desde que o mundo é mundo, transmitimos conhecimento, experiências e emoções por meio de histórias. No marketing, o uso do gatilho mental storytelling (traduzido do inglês: contar histórias) tem ganhado cada vez mais destaque, conforme as marcas reconhecem o poder das narrativas de transmitir mensagens através dos seus produtos.

Afinal, se você for analisar, sua marca vai muito além de produtos, ela fala sobre a sua história, seus gostos, os valores que você acredita e todo o ciclo produtivo – desde a ideia inicial até a embalagem. Explore esses conceitos para contar histórias para sua audiência. 

Estratégias – Storytelling:

  • Humanize sua marca, mostrando os bastidores do dia a dia, sua equipe e sua história;
  • Detalhe seus produtos, descrevendo seu estilo, composição, diferenciais e formas de usar;
  • Compartilhe narrativas que refletem o compromisso da marca (Exemplo: empoderamento feminino)

Neste post, conhecemos a fundo os gatilhos mentais e reconhecemos que eles são muito mais do que simples frases e estratégias. São ferramentas poderosas capazes de construir confiança na sua marca. Agora é a sua vez de transformar esse conhecimento em ação e criar uma conexão verdadeira com os seus seguidores!

Quer saber as melhores trends do momento e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!

Texto feito pela Equipe Provador Fashion

Referências:

Imagem destaque via @joyalano_

Piperun https://crmpiperun.com/blog/gatilhos-mentais/

Veja mais posts:

Tendências

Além das telas: um review no Oscar de Melhor Figurino

Compartilhe

Na noite de domingo (10) aconteceu a premiação mais importante da indústria cinematográfica: o Oscar. E para as fashionistas, todos os holofotes vão para o prêmio de figurino.

Tendências

Estéticas do momento que você precisa conhecer

Compartilhe

Confira as cinco estéticas que estão bombando no mundo da moda: Mob wife, Grandpacore, Coquette, Messy Girl e Businesscore. Descubra os elementos-chave de cada trend, de onde surgiram e como combiná-las com o seu estilo pessoal.

Conecte-se comigo:

@joyalano_

Rua Arão Marques Firmo, 50 - Vila Nova - Blumenau/SC

Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato

©2021 por JOY ALANO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS