A escolha da “Cor do Ano” nunca é aleatória. Ela é influenciada pelo zeitgeist — termo alemão que significa “espírito do tempo” —, ou seja, os ideais, costumes, valores e referências que definem a sociedade atual.
A Pantone, referência global em previsão de tendências, revela anualmente o tom que será o protagonista na indústria da moda, beleza e decoração. Para 2025, o escolhido foi o Mocha Mousse (17-1230), uma luxuosa tonalidade de marrom claro com fundo quente, que, simbolicamente, vai na direção oposta das tendências passageiras e representa a atemporalidade, segurança e o estilo clássico.
- Mocha Mousse nas passarelas:
Não é de hoje que o marrom está em alta, ficando conhecido até como o “novo preto” pela facilidade de combinações. Grandes grifes como Ulla Johnson, Saint Laurent, Victoria Beckham, Isabel Marant e Chloé destacaram variações do Mocha Mousse nas passarelas do Verão 25. O título de “Cor do Ano” impulsiona os tons terrosos a outro nível, tornando-os verdadeiros essentials para as suas produções.
- Mocha Mousse: Como combinar?
Além da elegância das propostas monocromáticas, o Mocha Mousse, por ser neutro, oferece uma base perfeita para infinitas combinações. Utilizando o círculo cromático como guia, é possível explorar as composições análogas (ton sur ton) e harmonizar com diferentes nuances de bege, camel, caramelo e castanho. Essa versatilidade permite compor visuais sofisticados e equilibrados, aproveitando ao máximo o potencial do tom.
No lado oposto ao marrom no círculo cromático estão as combinações complementares, como os tons de azul, marinho, verde e roxo. Esse contrastes geram mix de cores poderosos com o Mocha Mousse, adicionando um toque cool para os looks.
- Mocha Mousse e sua conexão com os Silver Spenders
(Imagem: @greceghanem , @carolinedemaigret , @consueloblocker )
Agora que você já descobriu como usar essa cor no seu dia a dia, vamos falar sobre o seu simbolismo. Segundo a Pantone, o Mocha Mousse “captura o desejo global por conexão e harmonia, nutrindo os sentidos com as qualidades deliciosas do cacau, chocolate e café e respondendo ao nosso desejo por conforto”. Ou seja, estamos em um momento em que buscamos equilíbrio entre a velocidade do mundo moderno e o prazer dos “pequenos luxos do dia a dia”, entre a simplicidade e a sofisticação.
Analisando mais a fundo, com que público esses valores conversam? Não estamos nos relacionando com o imediatismo das gerações Z e Alpha e sim, com a maturidade de quem valoriza escolhas conscientes e experiências significativas. Esse público são os Silver Spenders – Consumidores Prateados, com mais de 50 anos – que não apenas têm maior poder aquisitivo, mas também um olhar refinado para o que realmente importa. Para eles, o consumo vai além das “modinhas”; trata-se de investir em qualidade e bem-estar, conectando-se profundamente com a estabilidade que o tom representa.
O relatório “The State Of Fashion 2025” produzido pelo McKinsey Global Fashion Index confirma o poder dos Consumidores Prateados. As marcas de moda frequentemente direcionam a comunicação e desenvolvimento de produtos para o público jovem, mas a pesquisa indica uma mudança significativa no mercado. Enquanto mais da metade dos consumidores da Geração Z demonstra preocupação com sua situação financeira no próximo ano, reduzindo em 40% seus gastos com roupas, os Silver Spenders emergem como uma força crescente. Essa parcela da população, formada por pessoas com mais de 50 anos, combina alto poder aquisitivo com um comportamento de consumo mais estável, tornando-se um público estratégico para aumentar as vendas no setor da moda. Observe os dados:
As decisões de compra dos Consumidores Prateados refletem-se nos valores atemporais que o Mocha Mousse representa. Será que é possível vislumbrar um futuro com menos tendências rápidas e com mais inclusão geracional?
Em um mercado ainda guiado por algoritmos etaristas – como os do Instagram, TikTok e Pinterest, que dificultam a busca por influenciadores 50+ – é preciso nos cercar de referências para sermos agentes de mudança. Contrastando com as cores vibrantes eleitas nos anos passados pela Pantone, o Mocha Mousse é um indicativo de que os gigantes do mercado estão abrindo espaço para uma moda feita para durar.
Concorda com esse ponto de vista? Acompanhe o Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube para ficar por dentro de tudo!
Texto produzido pela Equipe Joy House
Neste texto usamos algumas palavras e termos estrangeiros. Que tal incluí-las no seu vocabulário, caso sejam novas para você?
Essentials (inglês): Essenciais.
Ton sur ton (francês): Tom sobre Tom, cores similares.
Cool (inglês): Moderno.
Referências:
Imagem destaque: @pantone
McKinsey Global Fashion Index, The State of Fashion 2025.