Um guia completo para você não errar na hora de gravar. Leia esse post para eliminar certas expressões batidas do seu vocabulário e falar com mais propriedade sobre o produto que vai apresentar.
- O que é o provador?
Antes, conheça um pouco mais sobre o provador. Sabemos que os Stories do Instagram, assim como os Reels, tornaram-se os formatos com as maiores visualizações da rede social. Uma oportunidade perfeita para você se conectar com a sua audiência, de forma dinâmica e espontânea.
O que ficou conhecido como “provador” é uma sequência de vídeos nos stories do Instagram, mostrando detalhes do seu produto de moda. Muitos consumidores possuem dúvidas relacionadas ao tamanho, caimento, material e combinações das peças. Esse tipo de conteúdo aumenta o desejo de compra, possibilitando o cliente se imaginar vestindo a peça.
Como estilista, possuo mais de 20 anos de experiência no universo da Moda e sou criadora do método Provador Fashion que tem como objetivo principal fazer você vender muito pelos stories. Quer saber mais? Me acompanhe no Instagram para dicas diárias e entre agora na lista de espera do curso.
Confira a seguir, os erros que você não pode cometer na hora de gravar um provador fashion!
- Erro nº 1 do Provador Fashion: Postura
(Acesse esse link para aprender mais!)
Cuidar da sua postura é o primeiro passo para um provador de sucesso. Nada de se movimentar demais (o que pode causar tontura no espectador) ou ficar engessada (demonstra insegurança). O segredo é a confiança, na linguagem corporal e nas palavras. Experimente escrever anteriormente as principais características do produto que você vai apresentar. Existem apps como o Elegant Teleprompter com opção de “janela flutuante”, que você pode usá-lo aberto com a câmera e ler seu texto simultaneamente. Apenas comece. Você vai ver que, com a prática, essas questões melhoram muito.
- Erro nº 2 do Provador Fashion: Fala
(Acesse esse link para aprender mais!)
Observar sua fala é um constante aprendizado. Os vícios de linguagem devem ser evitados ao máximo. O principal deles é o diminutivo (exemplos: blusinha, vestidinho, shortinho…). Usar essas expressões no provador só desvaloriza o seu produto. Respeite a moda e todos os processos que trouxeram a peça até você.
Por isso, evidencie as informações importantes (tamanho, preço, variantes de cores e estampas) e os benefícios invisíveis (matéria- prima, toque, tendência – os detalhes que vão além do olhar). E por último, use sempre o CTA, ou seja, call to action: frases no modo imperativo que chamam o cliente para a compra (exemplo: Clique no link e garanta já no site!).
- Erro nº 3 do Provador Fashion: Repetições
(Acesse esse link para aprender mais!)
Tente ao máximo não ser repetitiva. Repetições de frases clichês (exemplos:“Tô apaixonada!” “Vocês não estão entendendo” “Tô sem palavras”) são muito cansativas para quem está assistindo. Postar todo o dia stories parecidos também não rola. Busque sempre diversificar formatos (aposte em reels e faça lives!) e acompanhe as trends do momento (músicas e edições em alta).
- Erro nº 4 do Provador Fashion: Detalhes
(Acesse esse link para aprender mais!)
A atenção nos detalhes é o que vai diferenciar se o seu conteúdo vai flopar ou hitar. Cenário e iluminação são fatores essenciais para seu provador, falamos mais sobre a importância deles neste post.
Outra questão que percebo que muitas seguidoras têm dúvida é se devemos usar ou não os filtros do Instagram. Use com moderação, filtros suaves, que não modifiquem as características do seu rosto e as cores do seu produto. Desenvolvi um filtro perfeito pra te ajudar nessa missão, procure por “enJOY” no meu perfil.
Ok, Joy. Aprendi sobre os erros, mas e agora, o que devo falar em um provador? O ideal é iniciar com confiança, apresentando o estilo da peça, suas características de matéria-prima, cor, shape e estampa. Após, explicar qual a tendência de moda que a roupa possui, para gerar desejo no consumidor. Em seguida, mostre os detalhes e acabamentos que fazem aquele modelo ser único. Ah, e não esqueça de incluir uma chamada para ação – CTA – para garantir a venda no final, hein!
Quer saber as melhores tendências do momento e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!
Texto feito pela Equipe Provador Fashion
Referências:
Imagem destaque via @joyalano_