O Shirt Dress (também conhecido como vestido-camisa ou chemise) está ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda. E, por quê? Simples. Sua elegância, versatilidade e conforto são atributos que conversam com as tendências comportamentais do momento. Saiba tudo sobre essa trend, aqui no blog!
Com estilos de vidas dinâmicos e novas formas de trabalhar (trabalho remoto e híbrido), é essencial que o vestuário acompanhe esse movimento. À partir daí surge a tendência Relaxed Formal: silhuetas simples e práticas, para otimizar o vestir no dia a dia; e tecidos maleáveis, que não amassam, com toque macio e confortável no corpo.
Outra estética relacionada é o Quiet Luxury que valoriza o luxo e a sofisticação, mas, de uma forma sutil e discreta. É uma abordagem minimalista, que preza pela qualidade e o design atemporal.
O Shirt Dress é uma peça que tem tudo a ver com essas nomenclaturas, pois transita do office look ao happy hour, compondo produções elegantes ou casuais. Esse clássico pode ser usado em todas as estações, em versões fresh para o verão (feita em tecidos respiráveis como algodão ou linho) ou combinada com sobreposições para o inverno. O cinto é um acessório que dá match com a Shirt Dress, adicionando estilo e acinturando a forma do corpo.
Analisamos as passarelas e fizemos um review dos estilos de Shirt Dress que estão em alta para 2023. Hora de se inspirar!
- A tendência do Shirt Dress: Clássicos
(da esquerda para a direita: Christopher Kane, Dior, Eudon Choi, Feben, Maison Kitsuné)
Shapes clássicos, inspirados na tradicional modelagem de camisaria são sinônimo de elegância. Peças que se destacam pelo seu corte limpo e minimalista, sem muitos detalhes chamativos. Podem ser combinados com saltos altos para ambientes mais formais ou tênis para um mood moderninho.
- A tendência do Shirt Dress: Acetinados
(da esquerda para a direita: Christian Siriano, Ann Demeulemeester, Blumarine, Mark Fast, Boss)
Para adicionar um toque de glamour e brilho ao Shirt Dress, os maiores aliados são os tecidos acetinados (seda, cetim, crepe, zibeline). Materiais que abraçam o corpo com toque suave. Essa variação pode contar com detalhes especiais, como drapeados e franzidos, para valorizar, ainda mais, a silhueta.
- A tendência do Shirt Dress: Denim
(da esquerda para a direita: Carolina Herrera, Etro, Tommy Hilfiger, Guranda, Marques’ Almeida, Maxime Simoens)
O denim é o tecido mais democrático de todos, perfeito para o dia a dia. O Shirt Dress Jeans é uma escolha perfeita para quem busca conforto, modernidade e praticidade, sem abrir mão da elegância. Em diferentes tonalidades de azul, desde o tom mais claro até o mais escuro, pode apresentar detalhes como bolsos, botões, zíperes e aplicações.
- A tendência do Shirt Dress: Rendas
(da esquerda para a direita: Arias, Akris, Proenza Schouler, Christian Dior, Roberto Cavalli, Frolov)
A renda é tendência confirmada para o ano, conferindo um ar romântico e sensual (com as transparências) para o Shirt Dress. Presentes em detalhes ou em toda a extensão da peça, as rendas contam com desenhos autorais e tamanhos variados. Esse material transmite exclusividade ao modelo, tornando-o protagonista de qualquer produção.
- A tendência do Shirt Dress: Estampados
(da esquerda para a direita: Moschino, Max Mara, Prabal Gurung, Proenza Schouler, Paco Rabanne)
Estampas gráficas, florais, listrados e tie dye são as queridinhas do momento. E claro, que elas estão presentes na it-peça. Para todos os estilos, desde as mais discretas até as mais chamativas, as estampas criam looks statement, ou seja, composições cheias de personalidade e que transmitem uma mensagem.
Existem vários motivos pelos quais a Shirt Dress tornou-se uma das maiores trends atuais. Ela abrange diferentes estilos, permite vestir-se bem em qualquer temperatura e ambiente, e é uma peça que se reinventa para os tempos modernos, acompanhando novos estilos de vida.
Quer saber as melhores tendências de moda e como valorizar os seus produtos nas redes sociais? Me acompanhe no Instagram @joyalano_ e inscreva-se no meu canal do YouTube!
Texto feito pela Equipe Provador Fashion
Referências:
Imagem destaque via @gauge81_
VOGUE https://www.vogue.com/article/dresses
WGSN https://www.wgsn.com/fashion